É mais um passo na descentralização de competências. O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 20 de Setembro, quatro diplomas das áreas do atendimento ao cidadão, protecção civil, saúde animal, habitação e segurança dos alimentos, para a competência de autarquias e entidades intermunicipais.
Segundo o comunicado passa a caber aos municípios o exercício de poderes em matéria de exploração pecuária, veterinária e segurança alimentar. “Na habitação procede-se à transferência das competências referentes à gestão de programas de apoio ao arrendamento e à reabilitação urbana, assim como à propriedade e gestão dos bens imóveis destinados a habitação social que integram o parque habitacional da administração do Estado”, indica.
As instalações e a gestão de Lojas de Cidadão e Espaços Cidadão, bem como os Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e os Centros Locais de Apoio e Integração de Migrantes, ficam na responsabilidade do Poder Local.
O Governo esclarece que esta acção é o “concretizar da descentralização administrativa e da autonomia do Poder Local”.
Segundo escreve o Público o Concelho de Ministros aprovou a 13 de Setembro, sete diplomas sectoriais de transferência de competências para as autarquias. Estas competências são baseadas nas áreas da justiça, policiamento de proximidade, jogos de fortuna e de azar, e gestão de praias marítimas fluviais inseridas no domínio público hídrico do Estado.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Biblioteca Municipal de Monforte celebra 31.º aniversário com atividade musical para crianças

A Biblioteca Municipal de Monforte assinala o seu 31.º aniversário amanhã, dia 14 de janei…