A central nuclear de Almaraz vai encerrar, segundo o governo espanhol, até Julho de 2024, data em que é desligado o segundo reactor da instalação de produção de electricidade através de energia nuclear.
O primeiro reactor de Almaraz deverá fechar em Setembro de 2023. A garantia dada pelo governo de Madrid na quinta-feira com José Domínguez, secretário de Estado da Energia, a referir que não deverá prorrogar as licenças para as centrais nucleares quando estas atingirem os 40 anos de vida útil.
A central nuclear de Almaraz está situada a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa, na província de Cáceres (Extremadura), numa das margens do rio Tejo, uma vez que é refrigerada por este.
Este equipamento deveria ter sido encerrado em 2010 mas a sua licença de funcionamento foi prolongada até 8 de Junho de 2020. Apesar de essa ser a data fixada para o seu encerramento, o Governo espanhol decidiu, no final do ano passado, ampliar as instalações, construindo um armazém de resíduos nucleares, nomeadamente para urânio.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Rondão Almeida falha comemorações da Batalha das Linhas de Elvas por motivos de saúde

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, informou hoje, dia 12 de Janeir…