As comemorações dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo o mês de janeiro, com várias atividades previstas e em diversas vertentes.
As iniciativas começam no sábado, 5 de Janeiro, com o concerto de Nanã Sousa Dias, no âmbito do Art Fest Patrimónios, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, a partir das nove e meia da noite.
No dia 11, sexta-feira, há um concerto com João Tenreiro e Paulina Mirão, “Faias do Passado”, no mesmo local, também às nove e meia da noite.
A coletânea artística “Elvas à Vista” vai ser apresentada no sábado, dia 12, às quatro da tarde, no Cine-Teatro Municipal, a partir das quatro da tarde, tendo a participação da autora Graça Amiguinho e artistas convidados.
A 13 de janeiro, domingo, pelas 16 horas, no Auditório São Mateus, é exibido, em estreia, o documentário gravado em Elvas, “CELLULA”, de Luís Godinho, n o âmbito do Art Fest Patrimónios, numa viagem à descoberta de Elvas, a sua história e património.
O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de Janeiro, segunda-feira, com o programa a ter início pelas 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.
À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, a partir das 18 horas, e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.
Neste dia é ainda assinalado o 141º aniversário do Centro Artístico Elvense, a partir das 15 horas, e o 64.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19 horas, na sede da coletividade, na Rua Sá da Bandeira.
O programa prossegue no dia 17 de Janeiro, quinta-feira, pelas 18 horas, com a inauguração da exposição de fotografia “Alentejos”, no âmbito do projeto Art Fest Patrimónios, na Casa da Cultura.
No dia 19, sábado, pelas 21.30 horas, decorre, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, o concerto com Joana Gonçalves & The Soul System.
No domingo, dia 20, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 15ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 10 horas. Uma hora depois tem início a 27.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.
As comemorações prosseguem a 25 de janeiro, sexta-feira, com uma conferência, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a partir das 18 horas, com o tema “Adelaide Cabete, um exemplo de cidadania”, pela Dra. Rosabela Afonso.
Ainda neste dia decorre o concerto de homenagem a “João Goes: 86 anos de Arte”, no Cine-Teatro Municipal, e que vai contar com vários artistas convidados, com início marcado para as nove e meia da noite.
O programa comemorativo encerra a 26 de janeiro, sábado, com o Concerto “Travessias – o fado e a lusofonia”, no Cine-Teatro Municipal, a partir das 21.30 horas.
Até 31 de janeiro, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, pode ver a exposição “Presépios” da coleção particular de Alice Nabeiro, com mais de três dezenas de exemplares.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Elvas: Mulher encontrada morta em habitação

Uma mulher, com idade a rondar os 70 anos, foi encontrada morta, neste domingo, 14 de junh…