As sementes levadas na missão espacial chinesa Chang’e-4 brotaram na Lua. É a primeira vez que uma matéria biológica cresce na Lua, e está a ser visto como um passo significante no que toca a exploração espacial.
A informação foi dada pela Administração Espacial Chinesa, que levou à Lua sementes de algodão, batata e fermento, entre outras. Estas plantas ficaram seladas em compartimentos, criando uma pequena biosfera e criando um ambiente artificial e auto-sustentado. O Chang’e-4 é a primeira missão a aterrar e explorar a parte mais longínqua da Lua em relação à terra. Aterrou na Lua a 3 de Janeiro com instrumentos para analisar a geologia deste astro.
Este feito será alavancado para a preparação de longas viagens espaciais, como a Marte, que demora cerca de dois anos e meio. Permitindo que os astronautas possam plantar e colher a própria comida no espaço, reduzido a necessidade de levar mantimentos da Terra.
Até agora já se tinha conseguido plantar e ver crescer plantas na Estação Espacial Internacional, mas nunca na Lua.
À BBC Fred Watson, do centro de observatório astronómico da Austrália, disse que são boas notícias, sugerindo que no futuro podem “não existir problemas intransponíveis aos astronautas em plantar na Lua com ambientes controlados”.
O dirigente desta experiência, o professor Xie Gengxin, disse à imprensa chinesa que aprender com estas plantações, em ambientes de baixa gravidade, pode “ajudar na fundação de uma futura base lunar” e que o algodão pode servir para criação de vestuário, enquanto que batatas para comida e as plantas para óleo.
-
Elvas: Entre parabéns e fotogramas, Museu Municipal da Fotografia assinalou 22º aniversário
O 22º aniversário do Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro foi assinalado sábado,… -
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce… -
Comando Territorial de Portalegre da GNR celebra 17º aniversário
O Comando Territorial de Portalegre da GNR dedica a celebração do 17º aniversário à comuni…
Carregar mais artigos relacionados
-
Oferta de emprego ou estágio profissional em Marketing e publicidade
Empresa elvense procura especialista em marketing, redes sociais, vendas e front office. P…
Carregar mais artigos por skirts
-
Arco-íris: um fenómeno natural deslumbrante
Na cultura popular é frequentemente usado como um símbolo de esperança, renovação e promes… -
Ciência & tecnologia: A Dança Anual da Terra: Desvendando a Origem do Ano Bissexto
Desvendando a Origem do Ano Bissexto … -
Covid-19: Universidade de Évora com “diversos” novos casos suspende aulas presenciais
Universidade de Évora com "diversos" novos casos suspende aulas presenciais …
Carregar mais artigos em Uncategorized
Veja também
Oferta de emprego ou estágio profissional em Marketing e publicidade
Empresa elvense procura especialista em marketing, redes sociais, vendas e front office. P…