Os ministros da Agricultura de Portugal e Espanha, Luís Capoulas Santos e Luis Planas respectivamente, vão trabalhar em conjunto de forma a combater a bactéria Xylella fastidiosa.
Os dois governantes estiveram reunidos em Mérida para abordar assuntos de interesse mútuo em matéria agroalimentar, entre eles a erradicação da Xylella fastidiosa e a PAC (Política Agrária Comum).A 3 de Janeiro confirmou-se em Portugal o primeiro caso desta bactéria. Foi encontrada num canteiro de uma planta ornamental, a lavanda, em vila Nova de Gaia.
O homólogo espanhol apresentou a Capoulas Santos a parceria, numa troca de informação e experiência na luta contra a Xylella fastidiosa.
De acordo com comunicado do Ministério de Agricultura espanhol acordou-se intensificar intercâmbios técnicos em matérias de saúde vegetal e animal. Para agilizar e harmonizar os procedimentos de luta contra esta bactéria, ambos países acordaram a realização de uma reunião técnica bilateral na qual Espanha oferece mais detalhes dos controlos adoptados, assim como dos planos de contenção e erradicação feitos pelo país. Esta colaboração é o desenrolar dos acordos alcançados na Cimeira Luso-espanhola de Valladolid realizada a 21 de Novembro do ano passado.
Quanto à bactéria, esta é considerada perigosa pois “ataca um conjunto vastíssimo de culturas agrícolas permanentes muito importantes”, tais como “oliveiras, videiras, amendoeiras e até o sobreiros”, explicou Eduardo Oliveira e Sousa, em Beja, numa reunião do Conselho Consultivo do Baixo Alentejo e Algarve da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal).
“Se não houver uma particular atenção no sentido de tentarmos conter o espalhar da bactéria, ela pode transformar-se num problema muito grave e, por isso, há que alertar as pessoas para a gravidade do assunto”, afirmou, defendendo que “é fundamental que os agricultores assumam uma postura de completa transparência”.
O mesmo apelou aos agricultores que caso desconfiem de algum sintoma relacionado com a bactéria Xylella fastidiosa, então que lancem o alerta às entidades competentes, acrescentando que o problema da bactéria agravou-se pois em Itália os agricultores tentaram esconder a situação.
Alem deste tema os dois ministros anunciaram a criação de um grupo de trabalho para desenhar o plano estratégico nacional, que integra a PAC (Política Agrícola Comum).
Os dois ministros da Agricultura, Luís Capoulas Santos e Luis Plenas, estão esta quarta-feira, 23 de Janeiro, em Don Benito, na província de Badajoz onde vão discursas na inauguração da 31ª edição da feira Agroexpo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior celebrou 27.º aniversário

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior comemorou, no domingo, dia 11 de Jan…