No ano de 2018 mais de 4300 postos de trabalho foram criados e 49 projectos assinados num investimento directo estrangeiro de 1150 milhões de euros.
De acordo com os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) 2018 foi o melhor ano de sempre no número de postos de trabalho criado por estrangeiros e também o ano em que se assinaram mais contractos.
Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, disse, ao DN, que o ano passado foi um marco para a agência com 578 milhões de euros a corresponderem a benefícios fiscais.
2018 verificou uma diversificação da origem do investimento directo estrangeiro em Portugal. A coreana Hanon Sustems, instalada em Portugal há mais de 20 anos, reforçou o investimento no país com cerca de 50 milhões de euros, na produção de compressores eléctricos no ar condicionado dos carros.
A norte-americana Amyris investiu mais de 40 milhões de euros para investigação em biotecnologia automóvel. E a ATEP-AMKOR acordou investir 20,5 milhões de euros no reforço da produção sediada em Vila do Conde.
A fábrica automóvel Renault Cacia acordou investir na expansão da fábrica de Aveiro para produção de novas caixas de velocidade.
2019 pode ser ainda melhor. A AICEP diz que actualmente estão em avaliação cerca de 2024 milhões de euros em projectos, com muitos deles ligados a centros de desenvolvimentos de competências, que representam perto de 3700 postos de trabalho.
O investimento directo estrangeiro referido pela AICEP está relacionado apenas com o investimento produtivo que cria valor e postos de trabalho. Não estão em equação as transacções financeiras, quando uma empresa investe capital numa entidade lusa.
-
Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior celebrou 27.º aniversário
O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior comemorou, no domingo, dia 11 de Jan… -
Presidenciais: António Filipe visita Elvas e alerta para retrocesso científico e ameaça à agricultura nacional
O candidato presidencial António Filipe mostrou-se hoje, dia 12 de Janeiro, muito preocupa… -
Nove mortos nas estradas entre sexta-feira e domingo
Nove pessoas morreram entre as 00:00 de sexta-feira e as 24 horas de domingo em 566 aciden…
Carregar mais artigos relacionados
-
Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior celebrou 27.º aniversário
O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior comemorou, no domingo, dia 11 de Jan… -
Elvas: Requalificação devolve “nova cara” ao Aqueduto da Amoreira
A segunda fase da empreitada de requalificação do Aqueduto da Amoreira, em Elvas, que repr… -
CCDR: Mais de 10.700 autarcas votam hoje em eleições indiretas para as comissões regionais
Mais de 10.700 autarcas podem hoje votar na eleição dos presidentes e um dos vice-presiden…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arco-íris: um fenómeno natural deslumbrante
Na cultura popular é frequentemente usado como um símbolo de esperança, renovação e promes… -
Ciência & tecnologia: A Dança Anual da Terra: Desvendando a Origem do Ano Bissexto
Desvendando a Origem do Ano Bissexto … -
Covid-19: Universidade de Évora com “diversos” novos casos suspende aulas presenciais
Universidade de Évora com "diversos" novos casos suspende aulas presenciais …
Carregar mais artigos em Uncategorized
Veja também
Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior celebrou 27.º aniversário
O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior comemorou, no domingo, dia 11 de Jan…