Esta semana a GNR (Guarda Nacional Republicana) está a realizar várias acções de sensibilização relativas à violência.
Esta segunda-feira, 11 de Fevereiro, a temática é violência entre pares. Amanhã, é violência doméstica, na quarta-feira as acções estão direcionadas para a violência no desporto. Na quinta-feira é abordado a violência no namoro e na sexta-feira é abordado a violência contra idosos.
Segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas, desde o início de 2019 nove mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica.
Em 2018 registaram-se 28 mulheres assassinadas. O Observatório conta também mais de 500 mulheres mortas, em contexto de violência doméstica ou de género entre 2004 e 2018.
A GNR alerta que a violência pode ser exercida de várias formas – designadamente psicológica, física, emocional e sexual – tal como a negligência, o abandono ou a omissão de auxílio também são consideradas formas de violência.
A GNR considera mais preocupante as agressões físicas, os actos de vandalismo, o uso de armas, os furtos e roubos.
Estas acções de sensibilização manifestam-se através de contacto directo com pessoas em residências, espaços públicos e privados, sobretudo junto da comunidade escolar.
Com estas acções de sensibilização, a GNR pretende transmitir uma mensagem de preocupação face a tipo de criminalidade assim como comprometer-se a contribuir para a erradicar ou minimizar, criando um clima de confiança e de empatia na população e aumentando o sentimento de segurança.
Ontem, 10 de Fevereiro, em Lisboa, mais de 400 pessoas manifestaram-se silenciosamente contra as vítimas de violência doméstica. Os manifestantes marcharam do Marquês de Pombal até à Assembleia da República.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Semana arranca com céu nublado e temperaturas baixas

Períodos de chuva, mais intensa no Minho no final do dia. Vento por vezes forte no litoral…