O Supremo Tribunal Administrativo considerou ilegal a cobrança de imposto municipal sobre imóveis (IMI) nos centros históricos protegidos pela UNESCO.
De acordo com o Jornal de Notícias desta segunda-feira, 18 de Fevereiro, o acórdão do Supremo rejeitou um recurso interposto pela autoridade tributária, sobre um imóvel do Porto, no qual os juízes consideram que a prática das Finanças não tem fundamento na lei.
A cobrança de IMI em centros históricos classificados pela UNESCO é prática da Autoridade Tributária desde 2009 mas, face a estas conclusões, o Fisco admitiu ao JN rever os procedimentos.
Desde 2017 que passaram a ser as câmaras municipais a decidir se os prédios localizados em áreas classificadas como património mundial pagam IMI ou não. A proposta, que era defendida pelas autarquias e recebeu o aval do Governo, abrange Porto, Évora, Guimarães, Sintra, Óbidos e Angra do Heroísmo.
Na altura, o Ministério das Finanças e as câmaras consideraram que era responsabilidade dos municípios criarem um regulamento municipal especial para o IMI nos centros históricos. Seria neste que ficaria definido o regime de isenção do pagamento do imposto, o que significa que até aqui a isenção não era generalizada.
Maria Dulce Soares, advogada especialista nesta área, disse ao JN que esta decisão se pode generalizar e servir de orientação para tribunais de primeira instância e tribunais centrais.
-
Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de… -
Campo Maior: Começou a contagem decrescente para as Festas do Povo
As Festas do Povo de Campo Maior foram anunciadas oficialmente na tarde de domingo, dia 11… -
Crianças levaram votos de Bom Ano à PSP de Elvas no Dia de Reis
No passada terça-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, as crianças do Semi-Internato Nossa S…
Carregar mais artigos relacionados
-
Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de… -
Crianças levaram votos de Bom Ano à PSP de Elvas no Dia de Reis
No passada terça-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, as crianças do Semi-Internato Nossa S… -
Está a precisar de abastecer? Saiba se vai haver alterações no preço dos combustíveis
Já é conhecida a previsão de variação do preço dos combustíveis para a próxima semana. …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arco-íris: um fenómeno natural deslumbrante
Na cultura popular é frequentemente usado como um símbolo de esperança, renovação e promes… -
Ciência & tecnologia: A Dança Anual da Terra: Desvendando a Origem do Ano Bissexto
Desvendando a Origem do Ano Bissexto … -
Covid-19: Universidade de Évora com “diversos” novos casos suspende aulas presenciais
Universidade de Évora com "diversos" novos casos suspende aulas presenciais …
Carregar mais artigos em Uncategorized
Veja também
Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de…