A secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, irá presidir às cerimónias do 25 de Abril em Castelo de Vide, terra-natal de Salgueiro Maia, onde assinalará o arranque das obras da Casa de Cidadania Salgueiro Maia.
Este projecto, que valorizará a memória de um dos pais da Revolução de Abril e irá enriquecer a qualificação cultural da região, nasce de uma vontade e pedido último do Capitão de Abril, que legou o seu espólio à terra onde quis ser sepultado para que um dia nela existisse um museu dedicado à exaltação dos valores de Abril.
A Casa de Cidadania Salgueiro Maia é um projecto da Câmara Municipal a instalar no Castelo de Castelo de Vide, Monumento Nacional afeto à Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).
A candidatura aos fundos comunitários foi efectuada pela DRCAlentejo, dona da obra, tendo sido celebrado um protocolo com o Município de Castelo de Vide que assumirá os valores correspondentes à contrapartida nacional.
O espólio de Salgueiro Maia deixado a Castelo de Vide por seu testamento inclui objectos notáveis da história recente de Portugal, ligados ao dia 25 de Abril de 1974, entre os quais a granada que levava na mão quando avançava na rua do Arsenal, o megafone com que ao longo do dia foi dando as suas instruções e a farda que usava.
No ano em que se celebram os 45 anos de Abril, bem como os 75 anos sobre o nascimento de Salgueiro Maia, será assim lançada a primeira pedra do espaço museológico Casa de Cidadania Salgueiro Maia.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Arronches: Convento recebeu espetáculo da Escola de Música

A Escola de Música de Arronches tem vindo a ser uma parceira do Município na dinamização d…