Hoje, dia 3 de Julho, celebra-se o dia Internacional sem sacos de plástico. Esta data pretende apelar as pessoas relativamente ao uso dos sacos de plástico, que são constituídos por resinas tóxicas provenientes de petróleo e que levam 500 anos a decompor-se.
Segundo a QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza), estima-se que cada cidadão europeu consome cerca de 500 sacos de plástico por ano. O uso insustentável de sacos, potenciado pela falta de valorização que o consumidor lhe atribui e pelo seu custo reduzido, leva a que aos mesmos não seja dado um fim adequado, como é o caso da reutilização e reciclagem.
Posto isto, a Nova Zelândia começou esta segunda-feira, dia 1 de Julho, a implementar um novo regulamento que proíbe os comerciantes em todo o país de distribuir aos seus clientes sacos de plástico. Caso esta nova lei não seja cumprida, são previstas multas pesadas.
O objectivo de assinalar esta data tem como função chamar à atenção das pessoas para a produção e consumo excessivo de plástico, onde cada um de nós tem a responsabilidade de tomar medidas para a preservação do meio ambiente.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Programa dos 367 anos da Batalha das Linhas de Elvas começa hoje e prolonga-se até 31 de Janeiro

Já foi divulgado o programa comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, o feito histórico…