Hoje, dia 3 de Julho, celebra-se o dia Internacional sem sacos de plástico. Esta data pretende apelar as pessoas relativamente ao uso dos sacos de plástico, que são constituídos por resinas tóxicas provenientes de petróleo e que levam 500 anos a decompor-se.
Segundo a QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza), estima-se que cada cidadão europeu consome cerca de 500 sacos de plástico por ano. O uso insustentável de sacos, potenciado pela falta de valorização que o consumidor lhe atribui e pelo seu custo reduzido, leva a que aos mesmos não seja dado um fim adequado, como é o caso da reutilização e reciclagem.
Posto isto, a Nova Zelândia começou esta segunda-feira, dia 1 de Julho, a implementar um novo regulamento que proíbe os comerciantes em todo o país de distribuir aos seus clientes sacos de plástico. Caso esta nova lei não seja cumprida, são previstas multas pesadas.
O objectivo de assinalar esta data tem como função chamar à atenção das pessoas para a produção e consumo excessivo de plástico, onde cada um de nós tem a responsabilidade de tomar medidas para a preservação do meio ambiente.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Fronteira: Concluída a requalificação da Rua de Santa Catarina

A requalificação da Rua de Santa Catarina, em Fronteira, ficou concluída, numa intervenção…