Uma reunião da candidatura da CDU pelo distrito de Portalegre decorreu ontem, 29 de Agosto, com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Esta reunião, solicitada pela CDU, teve como objectivo abordar as implicações decorrentes das recentes alterações da estrutura de gestão do ICNF, sobre a gestão das áreas protegidas e áreas classificadas do distrito.
A necessidade de reforçar os meios humanos do ICNF na área da conservação da Natureza foi uma das preocupações colocadas pela delegação da CDU. A finalidade é que as áreas protegidas e classificadas venham a ter condições efectivas para cumprir com as funções lhe a lei lhes confere. Manuela Cunha relembrou que foi por proposta do Partido Ecologista “Os Verdes” que, nesta legislatura, foi aprovada a contratação de mais 100 vigilantes da natureza e mais 100 guardas florestais por proposta do Partido Comunista Português.
Para além disso foram ainda abordados um conjunto de outros assuntos, como os planos de erradicação e controle de espécies invasoras, como a acácia e o eucalipto, a necessidade pontual de correcção da densidade de espécies cinegéticas como o javali.
Nesta reunião, estiveram presentes a candidatas Manuela Cunha, dirigente do PEV e cabeça-de-lista da CDU, Fátima Dias, candidata da CDU, Rosário Narciso, da direcção nacional de PEV e Adriana Bugalho, mandatária da juventude da candidatura da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre, e por parte do ICNF estiveram presentes a Directora Regional do Alentejo, Engª Olga Martins e o primeiro director do PNSSM, Dr. Rui Correia.
No período da tarde e tendo em conta as preocupações da CDU sobre o bem-estar animal, a cabeça de lista da CDU Manuela Cunha, acompanhada de Luís Pargana (Vereador da Câmara Municipal de Portalegre) e Rosário Narciso, visitaram o Canil e Gatil Municipal de Portalegre. Lembramos que foi por proposta d’“Os Verdes” que foram aprovados, nos dois últimos Orçamentos de Estado, 2 milhões de euros para criação ou melhorias nos Centros de Recolha Oficial (Canil/Gatil), e 500 mil euros para esterilização de cães e gatos.
Nesta visita a candidatura comprometeu-se a apresentar um novo reforço de verbas para estes fins, uma vez que as infraestruturas existentes a nível nacional e distrital nesta área são “manifestamente insuficientes para dar resposta às necessidades, atendendo a que o abate indiscriminado dos animais recolhidos é hoje proibido por lei. A CDU considera ainda como fundamental o reforço de meios para promover a educação e sensibilização ambiental, por forma a contrariar o abandono dos animais, aumentar a adopção e reforçar a esterilização”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Política

Veja também

Final Feliz: cão abandonado em Santo Onofre é uma fêmea e já tem “lar de acolhimento”

A notícia avançada pelo Linhas de Elvas ao início da tarde desta quarta-feira, 31 de Dezem…