O Partido Socialista venceria as eleições legislativas, se fossem hoje, no distrito de Évora, conquistando dois de três mandatos em disputa neste círculo eleitoral.
O estudo de opinião hoje divulgado e efectuado pela Eurosondagem/Associação Mutualista Montepio para o jornal “Linhas de Elvas” revela que os socialistas Capoulas Santos e Norberto Patinho serão eleitos, enquanto a CDU elege João Oliveira. Sem qualquer deputado em posição de eleição fica o PSD e o CDS-PP, que, nas eleições de há quatro anos, elegeram em coligação um mandato.
De acordo com este estudo, nas eleições do próximo dia 6 de Outubro, os socialistas parecem repetir a noite eleitoral de 2005, altura em que o PS elegeu dois deputados contra um da CDU no distrito de Évora. Nas legislativas de 2009, 2011 e 2015, os três mandatos foram repartidos, um cada um, pelo PS, CDU e a coligação PSD/CDS-PP.
Analisando os últimos 20 anos, os resultados nas eleições legislativas no distrito de Évora têm mostrado um equilíbrio na votação entre as principais forças políticas. Em 1999, o PS venceu com dois deputados, a CDU elegeu um mandato e o PSD outro. Em 2002, o PS venceu as eleições, tal como nas anteriores, mas conseguiu apenas um mandato, sendo os restantes dois distribuídos por PSD e CDU. O melhor resultado do PS foi alcançado em 2005, elegendo dois deputados, e a CDU conseguiu manter um mandato. À semelhança desse ano, a sondagem para as legislativas de 2019 aponta para a perda do único deputado que o PSD tinha no Alentejo Central.
Nas últimas eleições legislativas, o PS voltou a vencer no distrito de Évora com 37,53% dos votos (29,07 em 2011), seguido da coligação Portugal à Frente com 23,94% (PSD com 27,47% em 2011) e da CDU, que obteve 21,91%1 (22,06% em 2011).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Política

Veja também

Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora

No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…