Dois de três deputados seria este o resultado favorável para o Partido Socialista caso as eleições legislativas se realizassem hoje no distrito de Beja.
Os socialistas Pedro do Carmo e Telma Guerreira, segundo o estudo de opinião hoje efectuado pela Eurosondagem/Associação Mutualista Montepio para o jornal “Linhas de Elvas”, são os dois candidatos efectivos do PS eleitos ao passo que a CDU elege João Ildefonso Dias.
De acordo com este estudo, nas eleições do próximo dia 6 de Outubro, os socialistas alcançam, no que toca a mandatos, um resultado semelhante nas legislativas de 1999, 2002, 2005 e 2009. Nestes anos, o PS conquistou sempre dois deputados e a CDU o restante.
O PSD que foi, maioritariamente, nas últimas duas décadas a terceira força mais votada, recua nas intenções de voto, segundo revela a sondagem. Os sociais-democratas elegeram um deputado em 2011 e 2015, ficando, em 2019, sem representação neste círculo eleitoral.
O distrito de Beja, o segundo de Portugal com menos eleitores, a seguir ao de Portalegre, ainda tem o número suficiente para continuar a eleger três deputados. Estão inscritos 123.032 eleitores no distrito.
Em 2015, o PS foi o partido mais votado no distrito de Beja, obtendo 37,29% dos votos. A CDU foi a segunda força, com 24,96%, e a coligação Portugal à Frente conquistou 20,11%.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Política

Veja também

Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora

No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…