A GNR desmantelou uma estufa subterrânea de canábis, deteve dois homens por suspeitas dos crimes de cultivo e tráfico de droga e apreendeu 5.528 doses de liamba, haxixe e MDMA no distrito de Beja, foi hoje anunciado.Os dois homens, de 34 e 37 anos e com antecedentes criminais pelos mesmos crimes, foram detidos em flagrante delito na segunda-feira e presentes na quarta-feira ao Tribunal Judicial de Odemira, distrito de Beja, que lhes decretou a medida de coação de prisão domiciliária, refere a GNR.Em comunicado enviado à agência Lusa, a força de segurança explica que, na sequência de uma investigação por tráfico de droga que decorria há cerca de um ano, apurou que os suspeitos se dedicavam ao cultivo e ao processamento de plantas de canábis.”Todo o processo de cultivo e processamento das plantas era efetuado num búnquer construído com um elevado grau de dissimulação perante a vegetação e paisagem que o rodeava, a fim de dificultar a sua deteção”, conta a GNR.O búnquer estava equipado com material elétrico e tecnológico, que permitia o cultivo, o processamento e o armazenamento da produção continuamente e para posterior venda em todo o território” de Portugal.Durante a ação que levou à detenção dos suspeitos, a GNR cumpriu sete mandados de busca, sendo três às residências e quatro aos veículos dos suspeitos, e desmantelou o búnquer, o que permitiu apreendeu as 5.528 doses de droga, sendo 5.500 de liamba, 16 de haxixe e 12 de MDMA.A guarda também apreendeu 323 plantas de canábis, 122 vasos de cor preta, 930 euros em dinheiro, três balanças digitais, 25 refletores parabólicos com lâmpadas de aquecimento, um quadro elétrico e todo o circuito elétrico que alimentava a estrutura, diversas máquinas de embalamento em vácuo e vários materiais utilizados na rega, acondicionamento, armazenamento e na produção de canábis.A ação foi efetuada pela estrutura de investigação criminal e contou com o reforço do Destacamento de Intervenção de Beja e do Destacamento Territorial de Odemira do Comando Territorial de Beja da GNR.
LL // MLMLusa
-
Carro “mergulha” no Jardim das Laranjeiras, em Elvas
Uma viatura ligeira de passageiros caiu para dentro do Jardim das Laranjeiras, na Rua do B… -
Alunos da Secundária premiados em Concurso de Mandarim
Três alunos da Escola Secundária D. Sancho II receberam sexta-feira, dia 19 de Junho, os p… -
EXCLUSIVO LE – Entre o pó e a desorganização: vendedores contestam condições do Mercado da Piedade
O Mercado de Elvas, que se realiza às segundas-feiras, na segunda e na última semana de ca…
Carregar mais artigos relacionados
-
Carro “mergulha” no Jardim das Laranjeiras, em Elvas
Uma viatura ligeira de passageiros caiu para dentro do Jardim das Laranjeiras, na Rua do B… -
EXCLUSIVO LE – Entre o pó e a desorganização: vendedores contestam condições do Mercado da Piedade
O Mercado de Elvas, que se realiza às segundas-feiras, na segunda e na última semana de ca… -
Universidade Sénior de Monforte encerra ano letivo com teatro, convívio e homenagem aos alunos
A Universidade Sénior de Monforte (USM) assinalou o encerramento do ano letivo 2025/2026 c…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arronches rende-se ao espírito de São João
As celebrações de São João continuam a animar Arronches, num programa festivo que teve iní… -
Avis: Acção comunitária sensibiliza para a prevenção da doença e promoção da saúde
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Avis, em parceria com o Núcleo Local de Inser… -
Politécnico de Portalegre aposta na atracção e fixação de talento
A partir do próximo ano lectivo, o Politécnico de Portalegre vai atribuir novos apoios, co…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Carro “mergulha” no Jardim das Laranjeiras, em Elvas
Uma viatura ligeira de passageiros caiu para dentro do Jardim das Laranjeiras, na Rua do B…