A Câmara de Évora devolveu dois milhões de euros do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) cobrado a fundos imobiliários, o que representou “um murro no estômago”, afirmou hoje o presidente do município.”Levámos um murro no estômago terrível que foi a retirada de dois milhões de euros do IMT”, lamentou o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, eleito pela CDU, em declarações à agência Lusa.O autarca alentejano referiu que a devolução foi feita ao longo deste ano e que resultou de “um erro na legislação que saiu da Assembleia da República”, admitindo ter muitas dúvidas sobre a sua origem.”Os fundos imobiliários estavam isentos do pagamento do IMT, a Assembleia da República, e bem, há dois anos entendeu que os fundos imobiliários deveriam passar a pagar e as câmaras receberam o valor, mas quem fez a legislação esqueceu-se de revogar a lei antiga da isenção”, realçou.Os fundos imobiliários, disse, “recorreram em tribunal”, por entenderem que, “havendo duas leis, naturalmente, queriam que aquela que lhes era mais favorável lhes fosse aplicada e o tribunal deu-lhes razão”.Pinto de Sá adiantou que, no caso de Évora, a câmara municipal teve de devolver cerca de dois milhões de euros.”Foi um murro tremendo no estômago que nos causa problemas de tesouraria e que vai afetar alguns indicadores que estavam a andar de forma muito positiva, como o prazo médio de pagamento”, assinalou.O autarca previu também que, na sequência da devolução dos valores de IMT, as contas do município se ressintam “no final deste ano e no início de 2020”.A Assembleia da República, de acordo com a informação dada pelo presidente da Câmara de Évora, já corrigiu “a situação no Orçamento do Estado 2019″ e a legislação que permitiu aos fundos imobiliários recuperarem o valor pago de IMT já foi revogada.”O assunto estará resolvido para o futuro, mas claro que o que está para trás não está resolvido, uma vez que o dinheiro foi devolvido”, vincou.No âmbito da votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, o parlamento aprovou, em novembro de 2018, a revogação de um conjunto de normas para garantir que os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) perdessem a isenção do IMT e passassem a pagar imposto sempre que compram um prédio para as suas carteiras.A proposta foi apresentada pelo PCP para corrigir uma falha que subsistia desde 2016 e que permitia aos FII recuperar nos tribunais o imposto que pagavam, já que se mantinha em vigor o decreto-lei n.º 1/87, de 03 de janeiro, que “cria incentivos fiscais à constituição de FII”.A Autoridade Tributária argumenta que as câmaras têm de suportar a devolução aos contribuintes do IMT “sempre que tenha sido liquidado indevidamente” e este se encontre pago.
-
Campo Maior: Motociclista de 37 anos gravemente ferido em despiste
Um homem, de 37 anos, ficou gravemente ferido na sequência do despiste do motociclo que co… -
Flamencura encheu o Jardim do Fosso de salero nas Festas de São João
O Jardim do Fosso voltou a ser palco de um dos momentos mais aplaudidos das Festas de São … -
Cerca de 250 participantes no Festival da Idade de Ouro em Vila Boim
Cerca de 250 pessoas participaram este sábado, 27 de junho, no almoço do Festival da Idade…
Carregar mais artigos relacionados
-
Campo Maior: Motociclista de 37 anos gravemente ferido em despiste
Um homem, de 37 anos, ficou gravemente ferido na sequência do despiste do motociclo que co… -
Flamencura encheu o Jardim do Fosso de salero nas Festas de São João
O Jardim do Fosso voltou a ser palco de um dos momentos mais aplaudidos das Festas de São … -
Cerca de 250 participantes no Festival da Idade de Ouro em Vila Boim
Cerca de 250 pessoas participaram este sábado, 27 de junho, no almoço do Festival da Idade…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arronches rende-se ao espírito de São João
As celebrações de São João continuam a animar Arronches, num programa festivo que teve iní… -
Avis: Acção comunitária sensibiliza para a prevenção da doença e promoção da saúde
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Avis, em parceria com o Núcleo Local de Inser… -
Politécnico de Portalegre aposta na atracção e fixação de talento
A partir do próximo ano lectivo, o Politécnico de Portalegre vai atribuir novos apoios, co…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Campo Maior: Motociclista de 37 anos gravemente ferido em despiste
Um homem, de 37 anos, ficou gravemente ferido na sequência do despiste do motociclo que co…