Desde o dia 5 de Novembro de 2019 até à data de hoje, 13 de Janeiro de 2020, já foram registados e localizados mais de 4000 sismos na região a oeste da ilha de Faial, com valores de magnitude local (Richter) compreendidos entre 1.0ML e 4.7 ML.
Os eventos de maior magnitude ocorreram no dia 5 de Novembro às 6:22h (hora local) e no dia 18 de Dezembro às 8:51h (hora local) com magnitude local 4,6 e 4,7 (respectivamente). Da totalidade dos eventos registados, 35 foram sentidos com intensidades máximas variando de II/III a IV/V na escala Mercalli Modificada, não existindo informação de quaisquer danos.
A localização do arquipélago dos Açores, na zona de junção tripla das placas litosféricas Norte Americana, Eurasiática e Núbia, confere-lhe características de actividade sísmica intensa. A sismicidade do Arquipélago organiza-se geralmente em sequências sísmicas, quer como réplicas de um evento principal, quer como enxames ou crises com sismos de magnitude reduzida a moderada, podendo os mais fortes ser sentidos pela população.
A região a oeste da ilha de Faial é uma das zonas sismogénicas onde são recorrentes períodos de intensa actividade sísmica. Desde a madrugada do dia 5 de Novembro de 2019 foi detectado um aumento da frequência horária, com eventos localizados a cerca de 30 km a oeste do Capelo. Esta actividade sísmica mantém-se ainda em curso, embora com menor frequência diária.
Esta actividade apresenta períodos de maior libertação de energia e períodos mais calmos.
A manter-se este padrão de sismicidade é expectável que ocorram mais sismos sentidos pela população.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora

No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…