O ano de 2020 é um ano bissexto, isto é, fevereiro tem 29 dias e o ano tem 366 dias. Os anos bissextos foram introduzidos porque uma translação da Terra à volta do Sol (ou seja, um ano) dura aproximadamente 365 dias e 6 horas (365,25 dias). Por isso a cada 4 anos “falta” um dia, que é acrescentado em todos os anos divisíveis por 4.
Mas o ano dura 365,242190 dias, o que significa que, ao acrescentar um dia a cada quatro anos, de quando em quanto há um dia a mais que tem de ser retirado. Assim, os anos divisíveis por 100 não são bissextos. Mas mesmo isso não dá exatamente um ano de 365,242190 dias e por isso é preciso uma correção à correção da correção…
Resumindo, são bissextos todos os anos divisíveis por 4, exceto os divisíveis por 100, que não são bissextos, exceto os divisíveis por 400, que voltam a ser bissextos.
Também já devem ter reparado que os dias estão a ficar maiores. O Sol amanhece cada vez mais cedo e anoitece cada vez mais tarde. Se no dia 1 o Sol no Porto nasceu às 07:46 e se pôs às 17:41, no dia 29 irá nascer às 07:10 e pôr-se às 18:25. Ou seja, só durante fevereiro, ganhamos 1h20min de luz do dia (no Porto – há algumas diferenças de Norte para Sul e para as ilhas).
Quanto ao céu, durante este mês (e durante a maior parte do primeiro semestre de 2020), a partir do pôr-do-sol temos a companhia da “super estrela” da tarde, o planeta Vénus. Não há que enganar – é o primeiro objeto que se vê (sem ser a Lua), virado a Sudoeste, assim que o céu começa a diminuir de brilho.
Já Saturno volta a ser visível, agora ao amanhecer. Embora já esteja acima do horizonte, no início do mês está ainda próximo do Sol, por isso é mais fácil procurá-lo só a partir do meio/fim do mês.
No dia 6 a Lua quase cheia está na constelação de gémeos. Na mitologia grega, os gémeos são Castor e Pólux (e sem qualquer coincidência, estas são também as estrelas mais brilhantes da constelação). Apesar de gémeos, Castor é filho de Tíndaro, rei de Esparta, enquanto Pólux é filho de Zeus. Quando Castor morreu, o irmão pediu ao seu pai para lhe conceber imortalidade e Zeus colocou-os ambos juntos no céu.
Dia 9 é dia de lua cheia. No dia seguinte Mercúrio está na maior elongação (ou seja, mais afastado do Sol, no céu). Infelizmente Mercúrio nunca se afasta muito do Sol e por isso vê-se a uns 15 graus acima do horizonte, por baixo de Vénus, ao anoitecer.
Dia 15 a Lua atinge o quarto minguante. E ao amanhecer dos dias 18 e 20 deste mês, aproveitem para ver vários objetos do Sistema Solar a formar uma linha no céu. Dia 18 a Lua está a 3 graus do planeta Marte; no dia seguinte está a 6 graus “atrás” de Júpiter (e a cerca de 9 graus “à frente” de Marte); no dia 20 está a menos de 4 graus “atrás” de Saturno (e a cerca de 6 graus “à frente” de Júpiter).
Dia 23 a Lua atinge a fase de lua nova e praticamente a terminar o mês, no dia 27, um fino crescente da Lua passa a menos de 6 graus de Vénus, ao anoitecer.
Boas observações.
Ricardo Cardoso Reis (Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
Figura 1: O céu às 20:00 do dia 6 de fevereiro 2020. A Lua quase cheia está no meio da constelação dos Gémeos, pouco acima da constelação de Orion (Imagem: Ricardo Cardoso Reis/Stellarium)
Figura 2: O céu ao amanhecer do dia 19 de fevereiro de 2020, virado a Sudoeste. Saturno, Júpiter, a Lua e Marte estão em alinhamento (aparente) no céu, na constelação de Sagitário. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis/Stellarium)
-
Entrada no novo ano traz mexidas nos preços de bens e serviços essenciais. Anote as mudanças
O ano de 2026 deverá ser marcado pelo recuo da taxa de inflação para 2,1% e por um novo al… -
Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora
No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar… -
Depressão FRANCIS traz chuva, vento forte e mar agitado ao longo do primeiro dia de 2026
Portugal continental acorda esta manhã sob a influência da depressão Francis, que irá cond…
Carregar mais artigos relacionados
-
Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora
No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar… -
Depressão FRANCIS traz chuva, vento forte e mar agitado ao longo do primeiro dia de 2026
Portugal continental acorda esta manhã sob a influência da depressão Francis, que irá cond… -
Final Feliz: cão abandonado em Santo Onofre é uma fêmea e já tem “lar de acolhimento”
A notícia avançada pelo Linhas de Elvas ao início da tarde desta quarta-feira, 31 de Dezem…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arco-íris: um fenómeno natural deslumbrante
Na cultura popular é frequentemente usado como um símbolo de esperança, renovação e promes… -
Ciência & tecnologia: A Dança Anual da Terra: Desvendando a Origem do Ano Bissexto
Desvendando a Origem do Ano Bissexto … -
Covid-19: Universidade de Évora com “diversos” novos casos suspende aulas presenciais
Universidade de Évora com "diversos" novos casos suspende aulas presenciais …
Carregar mais artigos em Uncategorized
Veja também
Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora
No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…