À medida que o COBVID-19 se dissemina, que medidas estão a ser tomadas para assegurar que as redacções dos órgãos de informação continuem a funcionar e os jornalistas fiquem a salvo de contágio?
A WAN-IFRA (World Association of Newspapers and News Publishers) acaba de divulgar algumas informações, citando exemplos do que vai fazendo pelo Mundo.
Assim, o “Washington Post” recomendou ao seu pessoal que trabalhe a partir de casa, sempre que tal seja possível, a partir de hoje (quinta-feira) e até final do mês de Março. Na Ásia, “The Straits Times”, o mais importante jornal de Singapura, dividiu a sua equipa redactorial em dois grupos, que vão alternando, de duas em duas semanas, entre trabalhar em casa e trabalhar na Redacção, comunicando entre si via Google Hangout.
Em Hong Kong, metade dos jornalistas do “The South China Morning Post” estão a trabalhar desde casa. Quem quer que se tenha deslocado a outras regiões da China tem de ficar de quarentena durante 14 dias e só depois regressar à redacção.
Em Itália, “Il Vostro Giornale” e o “Genova 24”, que cobrem as regiões de Savona e Genova, não tiveram necessidade de medidas adicionais, pois já funcionavam no regime de trabalho desde casa. O “Corriere della Sera” e a “Gazzetta dello Sport” ainda ontem estavam a ser impressos e a ser distribuídos normalmente pelos pontos de venda. Mas todos os seus jornalistas foram equipados com computadores portáteis , preparados pela Microsoft para reuniões remotas, caso haja necessidade de fechar as redacções por algum tempo.
O Linhas de Elvas também vai tomar medidas de protecção aos seus profissionais, limitando a cobertura em recintos exteriores a situações de imperiosa exigência noticiosa que necessitem de presença física. Todas as outras acções de cobertura noticiosa não essencial serão acompanhadas com as devidas precauções ou com recurso a vias alternativas.
Com estas medidas, procuramos proteger os nossos profissionais de contactos interpessoais desnecessários, sempre no sentido de minimizar possíveis contágios, prevenindo a propagação da pandemia que assola o país e o mundo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…