Na continuação do meu anterior artigo, seguem os restantes os passos do modelo “FACE COVID”, do Dr. Russ Harris, que servem como ferramenta para atenuar os sintomas de ansiedade face a esta pandemia mundial. Uma vez mais, gostaria de ressalvar que estes passos são apenas ferramentas que podemos usar para nos ajudar a lidar com os sintomas de ansiedade, e não uma cura para os mesmos. Voltando ao modelo, depois da sigla FACE (falada no anterior artigo), temos a sigla COVID.
O C diz respeito a comitted action, isto é, ação comprometida. Estas são ações guiadas pelos nossos valores, que realizamos porque são importantes para nós, mesmo que nos tragam sentimentos negativos. Aqui entram as ações de prevenção em relação ao vírus, as coisas que temos de fazer para cuidar de nós e dos nossos, entre outras. Ao longo dodia devemos perguntar-nos a nós mesmos “o que posso fazer agora para melhorar a minha vida e de quem mora comigo?”. Mesmo que seja uma pequena coisa, como ver um filme com os nossos filhos, façam-no e entreguem-se totalmente a essa ação.O O significa oppening up e é relativo a criar espaço para que os sentimentos difíceis saiam. Nesta fase que travessamos, estes sentimentos são reações normais. Assim sendo, em vez de os impedir de sair, devemos deixar espaço para eles, reconhecer a sua normalidade face à situação e tratarmos de nós, tal como trataríamos alguém de quem gostamos.A letra V refere-se a valores (values). É pensar sobre os nossos valores e deixá-los guiar e motivar as nossas ações comprometidas, como falamos em C. Nesta fase difícil em que temos de cuidar de nós e dos nossos, devemos focar-nos em valores como o cuidado e a gentileza. Compreender o que podemos fazer para ser gentis e cuidadosos connosco e com os que nos rodeiam.O I é de identify resources, ou seja, identificar recursos. Estes são recursos de ajuda, cuidado e apoio, tais como, amigos, familiares, vizinhos, profissionais de saúde e locais onde são prestados cuidados médicos. É saber quem temos à nossa volta que nos pode ajudar em caso de angústia, saber a quem ligar e mantermo-nos informados sobre a situação do COVID 19 e as orientações a seguir para nos mantermos seguros.
A letra D, desinfect & distance, refere-se aos tão nossos conhecidos hábitos de prevenção em relação ao vírus: desinfetar e/ou lavar as mãos regularmente e manter o distanciamento social.Sempre que se sentir mais ansioso, pense nestes passos:F = Foco no que está no nosso controloA = Reconhecer sentimentos e pensamentosC = Voltar ao nosso corpoE = Envolvermo-nos nas nossas tarefas
C = Ação comprometidaO = Abrir-nos para os sentimentos negativosV = ValoresI = Identificar recursosD = Desinfetar e distanciar
Em caso de os seus sintomas de ansiedade começarem a comprometer a sua vida diária, por favor, consulte uma linha de apoio psicológico.Por fim, deixo em baixo o link do primeiro artigo sobre este tema “COVID 19: Como gerir a ansiedade”, bem como um vídeo (clicar aqui), narrado pelo próprio autor desta ferramenta, em que os diversos passos são explicados, de forma a sistematizar o modelo.
Ana NevesMestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
-
Elvas: Sociedade civil não concorda com junção de cultura e turismo num único Conselho Municipal
Os participantes da iniciativa “Um Arquipélago de Tertúlias” manifestaram domingo, dia 16 … -
Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”
O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI… -
Fronteira prepara-se para receber mais uma edição das 24 Horas TT
As 24 Horas TT Vila de Fronteira regressam de 4 a 7 de Dezembro, numa semana que promete m…
Carregar mais artigos relacionados
-
Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”
O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI… -
Fronteira prepara-se para receber mais uma edição das 24 Horas TT
As 24 Horas TT Vila de Fronteira regressam de 4 a 7 de Dezembro, numa semana que promete m… -
Monforte: Pilotos em terra, visitas ao património
A Câmara Municipal de Monforte voltou a associar-se à organização do Festival Internaciona…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Um Estado de Arte de Elvas
Passado o rescaldo destas eleições autárquicas, resta-nos apenas assumir os resultados e r… -
Não é preciso voar para conhecer a liberdade
Há um momento curioso na viagem do autocarro 744, em Lisboa. … -
A cobardia em reconhecer o elefante
“Não se fala do elefante no meio da sala”. Confesso que, em criança, tinha dificuldade em …
Carregar mais artigos em Opinião
Veja também
Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”
O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI…