O Auditório do Museu da Tapeçaria Guy-Fino, em Portalegre, vai receber no próximo dia 7 de Julho, a partir das 14h30, a reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O encontro contará com a apresentação de trabalhos e discussão em torno do tema “Caminhos de Consenso e Compromisso para a Saúde em Portugal”.
O CNS, que atua como órgão consultivo independente do Governo, tem como missão promover a participação dos cidadãos e da sociedade civil na definição e avaliação das políticas públicas de saúde, servindo de espaço estratégico para o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento visa precisamente estreitar a articulação regional, reunindo autarquias e representantes das áreas social, da segurança, proteção civil, educação e saúde para valorizar o Alto Alentejo no panorama nacional.
A sessão de abertura terá início às 14h45 e contará com as intervenções do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Alto Alentejo, Miguel Lopes; do presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro; da diretora do Centro Distrital do ISS, Eunice Gueifão; do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures; do presidente da CIM do Alto Alentejo, Joaquim Diogo; e do presidente do CNS, Víctor Ramos.
Pelas 15h15, o programa reserva um espaço para a apresentação e apreciação institucional dos principais eixos do documento do CNS que se encontra em consulta pública, com contributos previstos das várias entidades locais. Segue-se, às 16h15, um debate aberto ao público sobre as prioridades essenciais de ação, moderado pela vice-presidente do CNS, Lucília Nunes, onde os participantes inscritos poderão intervir. Os trabalhos terminam ao final da tarde, estando o encerramento oficial marcado para as 17h30, ao qual se seguirá um momento de convívio “Portalegre d’ Honra”.

