A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 12 vítimas mortais em 584 acidentes rodoviários durante a Operação “Páscoa 2026”, entre os dias 2 e 4 de abril. Do balanço provisório resultam ainda 22 feridos graves e 164 feridos leves.
No mesmo período, foram fiscalizados 22 022 condutores, tendo sido detidas 199 pessoas por conduzirem com uma taxa de álcool igual ou superior a 1,2 g/l e 59 por falta de habilitação legal.
Entre as 3 619 infrações registadas, destacam-se 669 por excesso de velocidade, 649 por falta de inspeção periódica obrigatória e 148 por ausência de seguro. Foram ainda detetadas infrações relacionadas com o uso do telemóvel (129), falta de cinto de segurança ou sistemas de retenção (131) e 97 casos de condução sob efeito de álcool.
Os acidentes mortais ocorreram em vários pontos do país, incluindo Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Santarém, Setúbal, Portalegre e Faro, envolvendo sobretudo colisões entre veículos ligeiros e motociclos, mas também despistes e um acidente com um comboio.
A GNR garante que continuará a intensificar a fiscalização durante o período festivo, com especial atenção ao consumo de álcool e drogas, excesso de velocidade e uso indevido do telemóvel, apelando à responsabilidade dos condutores para evitar mais tragédias.

