“Os Territórios de Raquel Soeiro de Brito” foi o tema para a sessão especial de curtas-metragens realizada ao final da tarde deste domingo, 8 de março, no Auditório São Mateus, no âmbito do programa da terceira edição da RONCA – Mostra de Cinema de Elvas.

O momento, integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, contou com a projeção de Tres curtas-metragens da autoria da geografia elvense Raquel Soeiro de Brito, que a 12 de dezembro último completou 100 anos de vida.

Os registos, mudos e a preto e branco, foram registados entre 1958 e a década de 1970, assinatura da Professora Raquel e do também geógrafo Orlando Ribeiro.

A erupção do vulcão dos Capelinhos, na ilha açoriana do Faial e viagens de investigação sobre o território de São Tomé e Príncipe e Macau foram os temas em destaque nas três obras, com acompanhamento ao violino de Rita Barata e cenografia da artesã elvense Criatina Flor.

A Mostra de Cinema de Elvas, que se estende até ao final de março, é promovida pela associação cultural Coletivo Artístico 7350, com os apoios do Município, Cinemateca Portuguesa e outras entidades e empresas locais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Obra do bloco operatório do Hospital de Santa Luzia prossegue dentro dos prazos previstos

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta quarta-feira, dia 3 de Maio, com o Conselho de Adm…