A Câmara Municipal de Elvas reuniu na quarta-feira, dia 11 de Fevereiro, em sessão do executivo, onde aprovou um conjunto alargado de propostas nas áreas do turismo, cultura, desporto, ação social, juventude e gestão municipal.

Entre os pontos aprovados por unanimidade destaca-se a abertura excecional dos espaços turísticos a 10 de agosto, bem como várias cedências de espaços municipais. O Castelo de Elvas vai acolher a apresentação do livro “Sem Expectativas”, de Jasmine Nascimento, e uma sessão promovida pela professora Claudina Brito. Já o Forte da Graça será palco da filmagem de um videoclip, enquanto o Auditório São Mateus receberá uma reunião de sensibilização dos Alcoólicos Anónimos de Portugal. Foi ainda ratificada a cedência da Casa da Cultura de Elvas para as comemorações do 25.º aniversário da Rádio Elvas.

No domínio cultural, o executivo deliberou favoravelmente sobre a realização da Feira da Páscoa de Elvas, do III Festival de Cinema ao Ar Livre, do Festival de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo “Manuel Caldes e Vilar Pires” e das comemorações do 5.º Centenário do Casamento da Infanta D. Isabel de Portugal com o Imperador Carlos V. Foram também aprovados o Regulamento Interno e a Política de Incorporações do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, bem como o regulamento do Conselho Municipal de Cultura e Turismo, este último por maioria.

Na área da juventude e do desporto, mereceram aprovação iniciativas como o Festival da Juventude e Académico de Elvas 2026, o Elvas Cup e o Badajoz Throwdown 2026, a realizar no Coliseu da cidade, além do 30.º Torneio da Malha do concelho de Elvas “João Brioso”. Foram igualmente autorizadas diversas cedências de campos, pavilhões e transportes a associações e clubes do concelho.

O executivo aprovou ainda a realização do Orçamento Participativo de Elvas 2026, do Festival Idade de Ouro 2026, viagens para idosos — por maioria — e o programa de viagens à praia.

No plano da organização interna e gestão municipal, foi aprovado o Código de Conduta do Município de Elvas, a par de contratos interadministrativos, autos de transferência de competências e várias propostas de cooperação e apoio logístico a iniciativas locais e transfronteiriças, reforçando o compromisso do Município com o desenvolvimento sustentável e a dinamização do concelho.

Por outro lado, foram reprovadas algumas propostas, nomeadamente a criação de Polícia Municipal ou Corpo de Guardas Noturnos, por falta de condições técnicas para aprovação. Também não avançou a aquisição de uma lavadora/varredora através de aluguer operacional, por estar prevista candidatura a elaborar pelo Município. Foi ainda rejeitada a proposta de retirada da estrutura de sombreamento na Rua de Alcamim, Travessa de Alcamim e Rua da Feira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Terceiro corso de Carnaval Internacional de Elvas teve breve pausa por emergência médica

O terceiro corso do Carnaval Internacional de Elvas ficou marcado por um momento de interr…