A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) reuniu, ontem, dia 11 de Fevereiro, com o Administrador da empresa Transportes do Alto Alentejo, empresa concessionária responsável pela operação do serviço público de transporte de passageiros na região, para avaliar as condições da operação num momento marcado por circunstâncias excecionais.

Nas últimas semanas, o distrito tem sido afetado por períodos de chuva intensa e condições meteorológicas adversas que provocaram danos em infraestruturas rodoviárias e em equipamentos afetos ao sistema de transportes públicos.

Também as acessibilidades rodoviárias da região continuam a evidenciar fragilidades estruturais há muito identificadas, situação que foi significativamente agravada pelas recentes chuvas intensas, expondo ainda mais as limitações da rede viária do distrito.

Durante a reunião, foi analisada a capacidade de resposta do sistema e promovida a articulação entre as diferentes entidades, com o objetivo de garantir a “resiliência da operação a contextos adversos, salvaguardando-se sempre o princípio da segurança e da continuidade do serviço de transporte público”, explicam em comunicado.

Em análise aos anos transatos, a CIMAA realçou que o sistema de transportes públicos de passageiros do Alto Alentejo “tem registado uma evolução global positiva no número de passageiros transportados, especialmente considerando a faixa etária até aos 23 anos, que em 2025 registou um aumento de 36% no número de passageiros transportados (+ 74.715 passageiros) e um aumento de 16 % no número de passes mensais com validações (+ 2.149 passes), ambos em relação ao ano de 2024”, lê-se no documento.

A CIMAA reconhece que esta é uma evolução que só é possível em conjunto e agradece a todos os passageiros que fazem parte desta viagem

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Trânsito cortado na Avenida Dr. Luís Bacharel devido a intervenção de segurança

Na sequência das condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir nos últimos dias …