O economista Roberto Grilo foi hoje eleito vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, enquanto a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, foi escolhida para presidir à comissão permanente do conselho regional.
As eleições de um dos vice-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e dos membros da comissão permanente do conselho regional da estrutura decorreram em Évora, esta manhã, revelou à agência Lusa fonte do organismo.
Segundo a mesma fonte, Roberto Grilo, o candidato único indicado pelo PSD para o cargo no âmbito de um acordo com o PS para estes organismos, foi eleito para vice-presidente da CCDR do Alentejo pelos membros do conselho regional exceto autarcas.
Roberto Grilo é o ainda vice-presidente responsável pela agricultura na CCDR do Alentejo, cargo que assumiu há pouco mais de um ano, no dia 15 de janeiro de 2025, depois de ter sido nomeado pelo Governo.
A fonte da CCDR do Alentejo indicou que, nesta reunião, foi também eleita para presidente da comissão permanente do conselho regional da comissão de coordenação e desenvolvimento regional a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar.
De acordo com a fonte, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho (PSD), fica como vice-presidente deste órgão, enquanto o autarca de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá (CDU), foi escolhido para secretário.
O presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio (PS), o presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, o presidente do NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, David Simão, e o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, foram eleitos vogais.
Em 12 de janeiro, o ex-deputado do PS por Portalegre e antigo autarca de Campo Maior Ricardo Pinheiro foi eleito presidente da CCDR do Alentejo e, no mesmo dia, Aníbal Costa (PS) foi reeleito vice-presidente, em eleições indiretas, por colégios de autarcas.
Todos os candidatos eleitos foram escolhidos com base num acordo eleitoral entre PSD e PS.
Além do presidente e dos dois vice-presidentes já eleitos, a CCDR do Alentejo terá mais cinco vice-presidentes que serão nomeados pelo Governo para as áreas da educação, saúde, cultura, ambiente e agricultura, que reportam diretamente ao executivo.
A tomada de posse dos novos dirigentes da CCDR do Alentejo está apontada para o dia 27 deste mês.
SM (RRL) // RRL
Lusa/Fim
