– A Câmara de Gavião, distrito de Portalegre, ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, pelos prejuízos causados pelo mau tempo e pelas previsões meteorológicas que apontam para a continuação da chuva.
O despacho, publicado nas redes sociais do município e assinado pelo presidente da Câmara de Gavião, António Severino, indica que o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil entrou em vigor no sábado, pelas 20:00, e vai manter-se até às 23:59 de dia 15.
“O Governo por despacho n.º 1532-E/2026, 07 de fevereiro de 2026, declarou a situação de contingência ao nosso município, visando assim a mobilização de mecanismos excecionais e o apoio imediato às populações e territórios atingidos”, lê-se no documento.
No despacho, a autarquia alerta para as previsões meteorológicas disponíveis e os “potenciais efeitos espetáveis” sobre o concelho de Gavião, designadamente a manutenção de precipitação, com valores acumulados, “significativamente superiores ao habitual”.
A Câmara de Gavião indica ainda que o centro de coordenação do plano de emergência está em funções no quartel dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Gavião.
Catorze pessoas morreram em Portugal desde o dia 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o encerramento de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até ao dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

HYT // VAM
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Lusa
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

PCP Portalegre quer apoio às vítimas e investimento em obras para estabilizar solos

O PCP de Portalegre reivindicou ontem, dia 7 de Fevereiro, do Governo medidas de apoio às …