A Unidade Pastoral de Vila Boim será a primeira a acolher a visita da Relíquia de Santa Beatriz da Silva, no âmbito do Jubileu dedicado à santa portuguesa, que teve início no Domingo da Epifania, a 4 de janeiro. A iniciativa integra um percurso mais alargado da relíquia pela Arquidiocese de Évora, que se estenderá até ao final de Maio, abrangendo paróquias, seminários, casas de formação sacerdotal e comunidades religiosas da Zona Leste.
Entre 1 e 7 de Fevereiro, a relíquia estará presente nas localidades de Terrugem, Vila Boim e Vila Fernando, com um programa que inclui celebrações eucarísticas, momentos de oração, catequeses e visitas a lares de idosos.
O programa inicia-se amanhã, 1 de fevereiro, com a recolha das relíquias no Mosteiro de Campo Maior, seguindo-se a chegada à Terrugem, junto ao Lar da ABAT, por volta das 11h30. Após procissão até à igreja local, será celebrada a Missa do IV Domingo do Tempo Comum, com veneração das relíquias. Ao final da tarde, está prevista a recitação do terço pelas crianças da catequese.
Nos dias seguintes, a igreja da Terrugem mantém-se aberta para oração pessoal, com destaque para a Missa da Apresentação do Senhor, a 2 de Fevereiro, e momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, catequeses sobre Santa Beatriz da Silva e visitas ao lar de idosos da ABAT. A 4 de Fevereiro, celebra-se a memória litúrgica da santa, seguindo depois as relíquias para Vila Boim.
Em Vila Boim, o acolhimento das relíquias na Igreja de São Francisco está previsto para as 19h15 de quarta-feira. O programa inclui visitas aos lares de idosos, celebrações da Eucaristia, adoração e momentos de veneração até sexta-feira, 6 de Fevereiro, data em que as relíquias seguem para Vila Fernando.
Em Vila Fernando, a receção acontece ao início da noite de sexta-feira. No sábado, 7 de Fevereiro, as relíquias visitam dois lares de idosos, “O Cofre” e o lar da AAVF, antes de regressarem à igreja para oração, recitação do terço e Missa Vespertina do V Domingo do Tempo Comum. O programa termina com a despedida e entrega das relíquias à paróquia de Barbacena, na Igreja de Nossa Senhora do Paço.
Após esta etapa, a visita da Relíquia de Santa Beatriz da Silva prossegue pelas paróquias da Unidade Pastoral de Santa Eulália, continuando o seu percurso pela Arquidiocese de Évora.
Imagem de Arquivo

