O deputado do PS Luís Dias alertou para a degradação do troço da Estrada Nacional 256 (EN256) entre Évora e Reguengos de Monsaraz e exigiu ao Governo uma intervenção urgente naquela via.
As preocupações com o estado daquele troço da EN256, revelou o Grupo Parlamentar do PS, em comunicado, levou o parlamentar socialista eleito por Évora, Luís Dias, a dirigir uma pergunta ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
No comunicado, a estrutura socialista revelou que Luís Dias recebeu, em audiência, representantes dos autarcas do PS eleitos no concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que manifestaram “profunda preocupação” com a degradação da estrada.
Assinalando a “elevada importância estratégica” da EN256 para o Alentejo Central, o deputado salientou que aquele troço assegura “a ligação entre a sede de distrito e um dos concelhos com maior dinâmica agrícola, turística e industrial da região”.
A EN256 garante também “o acesso a grande parte da área de influência de Alqueva, incluindo explorações agrícolas, unidades agroindustriais e empreendimentos turísticos”, constituindo-se igualmente como “um dos principais corredores de mobilidade para a fronteira com Espanha”, frisou.
Segundo o parlamentar socialista, esta via rodoviária possui “um fluxo diário significativo de mercadorias e passageiros, incluindo transporte pesado, trabalhadores pendulares e serviços públicos essenciais”.
Porém, “o estado atual da via apresenta-se profundamente degradado, com pavimento irregular, zonas de abatimento, deficiências de drenagem, sinalização insuficiente e condições que colocam em risco a segurança dos utilizadores”, avisou.
Luís Dias advertiu que a condição em que se encontra a estrada “compromete a competitividade económica do território, prejudica a mobilidade dos cidadãos e afeta negativamente a imagem turística da região”.
Defendeu, pois, que se torna “premente” avançar com “uma avaliação técnica imediata do troço” e com a integração da sua requalificação nas prioridades de investimento da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP).
A definição de um calendário de intervenção e o reforço das medidas de segurança rodoviária, nomeadamente ao nível da sinalização e correção de pontos críticos, são outras exigências feitas pelo também líder da federação distrital de Évora do PS.
Na pergunta, o parlamentar do PS questionou ainda se está prevista alguma intervenção urgente para aquele troço da EN256 e, em caso afirmativo, para quando e em que moldes.
Caso não esteja, o deputado disse querer saber se o Governo vai dar indicações à IP para iniciar as obras na via e quando.
SM // RRL
Lusa/Fim