A Junta da Extremadura ativou, de acordo com o Diario HOY, na terça-feira, dia 27 de Janeiro, às 21h30, a fase de emergência na Situação Operativa 0 do Plano Especial de Proteção Civil para o Risco de Inundações (Inuncaex), devido às intensas chuvas previstas e aos riscos hidrológicos e meteorológicos associados. A medida abrange todo o território da comunidade autónoma, perante a possibilidade de cheias com perigo para pessoas e bens.

A ativação deste nível não implica a mobilização total do plano, mas prevê a aplicação das ações e protocolos estabelecidos para esta fase de prevenção e vigilância reforçada.

Segundo os sistemas de informação hidrológica das bacias do Guadiana e do Tejo, existem atualmente dez rios e ribeiras em nível vermelho devido à elevada altura da lâmina de água. Na bacia do Guadiana, encontram-se nessa situação o rio Zújar (Guadamatilla), o rio Siruela (La Serena), o rio Búrdalo (Santa Amalia), o rio Aljucén, o rio Entrín (Lobón), a ribeira Lorianilla (Montijo), a Rivera de la Albuera e o rio Gévora (Valdebótoa). Na bacia do Tejo, estão em nível vermelho o rio Salor, em Membrío, e o rio Alagón, em Coria.

As autoridades regionais acompanham de forma contínua a evolução meteorológica e hidrológica através da rede SPID e dos dados de caudal fornecidos pelas confederações hidrográficas.

Devido às condições meteorológicas adversas, quatro estradas permanecem cortadas ao trânsito: a CC-437 (Pico Villuercas), a CC-146 (Zarza la Mayor), a BA-074 (Granja de Torrehermosa, junto ao limite provincial) e a EX-112, nos quilómetros 0 e 22.

A direção do Plano Inuncaex apelou à população para que se mantenha informada através dos canais oficiais e siga rigorosamente as recomendações das autoridades. Em caso de emergência, deve ser contactado o número 112 Extremadura.

A ativação do plano surge no contexto da passagem de várias tempestades pela região. A tempestade Joseph, que atravessou a Extremadura esta terça-feira, provocou rajadas de vento até 103 km/h e acumulados de chuva que chegaram aos 80 litros por metro quadrado, originando cerca de 80 ocorrências geridas pelo 112 até às 21h00.

A situação poderá agravar-se nas próximas horas com a chegada de uma nova tempestade, denominada Kristin, que trará novamente vento forte e precipitação persistente. De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), o período mais crítico deverá ocorrer entre a madrugada de quarta-feira e o início da tarde, com avisos ativos em toda a região.

Na província de Badajoz, estão previstos avisos laranja por vento nas comarcas de Vegas del Guadiana, La Siberia, Barros e Serena, com rajadas até 90 km/h, enquanto no sul da província o aviso será amarelo. Em Cáceres, o aviso laranja afetará a Meseta Cacereña, Villuercas e Montánchez, também por vento forte. A cota de neve poderá descer até aos 600 metros, com aviso por acumulação de neve no norte.

Vários municípios ativaram medidas preventivas. Em Badajoz, o presidente da câmara alertou para possíveis cheias nos cursos de água de Valdebótoa, Gévora e Rincón de Caya. Em Cáceres, foram encerrados parques, instalações desportivas e diversos equipamentos municipais. Mérida recomendou especial precaução em várias zonas da cidade e aconselhou os moradores de áreas próximas a ribeiras a retirarem os veículos dos garagens.

A chuva persistente das últimas semanas também se reflete na situação das barragens da Extremadura, com vários reservatórios a descarregar água e outros em pré-alerta por se encontrarem próximos da sua capacidade máxima.

Foto: Diario HOY
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Barragem do Alqueva inicia hoje descargas controladas

A Barragem do Alqueva já iniciou descargas controladas, através da abertura dos descarrega…