A Força Aérea Portuguesa (FAP) recebeu o quarto de seis aviões KC-390 adquiridos pelo Estado português à construtora aeronáutica brasileira Embraer, que chegou com um ‘kit’ de reabastecimento aéreo incorporado, anunciou este ramo militar.
Em comunicado, a FAP indicou que esta aeronave aterrou, às 10:00, na Base Aérea n.º 11 (BA11) de Beja, após a cerimónia de entrega realizada nas instalações da Embraer, no Brasil, e de uma pausa técnica, no Recife, também naquele país.
Segundo a Força Aérea, o avião efetuou a travessia transatlântica sem escalas, que “foi possível graças à incorporação do ‘kit’ de reabastecimento aéreo, permitindo uma viagem de oito horas de voo contínuo”.
“A entrega do ‘kit’ de reabastecimento aéreo assinala um marco histórico para a Força Aérea, que passa a dispor, pela primeira vez, da capacidade de reabastecimento em voo”, assinalou.
De acordo com a FAP, este sistema é “passível de instalação rápida em qualquer aeronave KC-390 da frota” e integra “depósitos adicionais de combustível no interior da fuselagem e ‘pods’ de reabastecimento montados sob as asas”.
A solução, frisou, possibilita “a configuração da aeronave como ‘tanker’, sempre que necessário”.
“Esta nova capacidade permitirá aumentar significativamente o alcance e a autonomia das aeronaves, reforçando sobretudo a projeção da Força Aérea e de Portugal em missões e atividades conjuntas no âmbito da NATO e de países aliados”, destacou.
A FAP recordou que os KC-390 equipam a Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na BA11, e que esta aeronave é “a quarta aeronave entregue à Força Aérea, de uma frota de seis, além de um simulador”.
“A Esquadra 506 tem como missão principal o transporte aéreo geral e estratégico, assegurando, entre outras, missões de transporte de pessoal e carga, sobretudo no apoio a missões no estrangeiro”, acrescentou.
Em 2019, Portugal acordou adquirir à brasileira Embraer cinco aeronaves KC-390 e um simulador, com o objetivo de substituir os Hércules C-130.
Mais recentemente, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou a intenção de compra de um sexto avião KC-390 da Embraer para a Força Aérea, a aquisição de um segundo simulador e a venda de 10 outros aviões para países da NATO.
No âmbito deste processo, foram introduzidas modificações à aeronave para a adequar aos requisitos estabelecidos por alianças como a NATO, Nações Unidas e União Europeia, que fazem com que as aeronaves possam ser adquiridas por outros países com um lucro para o Estado português que ronda os 10 milhões de euros por cada aeronave.
Portugal vai também albergar o centro europeu de formação de pilotos das aeronaves KC-390, na BA11.
O KC-390 é um avião de transporte militar multifacetado, com valências que vão desde o combate a incêndios florestais, a realização de operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de ajuda humanitária.

SM (ARL) // MAG
Lusa/Fim

Imagem CMTV
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Lusa
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Projeto de 600 mil euros vai renovar sinalética de navegação em Alqueva

 A sinalética de segurança da albufeira de Alqueva, incluindo boias necessárias à navegaçã…