Depois de uma breve interrupção na tendência de descida, os preços dos combustíveis em Portugal vão, voltar a subir na próxima semana. Segundo informações recolhidas pela Executive Digest, a orientação do setor indica um aumento de até 1,5 cêntimos por litro no gasóleo e até 0,5 cêntimos na gasolina 95.
Nos postos de marca própria, geralmente situados junto a hipermercados, a tendência segue os valores gerais, com um acréscimo de 0,0134 euros no gasóleo e 0,0026 euros na gasolina 95, de acordo com fontes do setor contactadas pelo veículo.
Segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasóleo em Portugal era de 1,558 euros, enquanto a gasolina 95 estava em 1,662 euros. Com os aumentos previstos, um depósito de 60 litros ficará cerca de 0,90 euros mais caro para um carro a gasóleo e 0,30 euross mais caro para um carro a gasolina.
As previsões consideram a manutenção das medidas fiscais extraordinárias aplicadas pelo Governo, que incluem compensações do IVA e redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), embora a reversão gradual destas medidas já tenha começado.
No contexto europeu, o boletim mais recente da Comissão Europeia coloca Portugal em oitavo lugar no preço da gasolina simples 95, 2,17 cêntimos acima da média europeia e 19,3 cêntimos acima do valor em Espanha. Quanto ao gasóleo simples, o país está em décimo lugar, com 16,8 cêntimos acima do preço espanhol.
