António Mariano, natural de São Vicente e Ventosa, concelho de Elvas, “líder histórico do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL)”, morreu aos 65 anos, após vários anos de doença. A informação foi divulgada pelo International Dockworkers Council (IDC) e noticiada pelo Esquerda.net.

Considerado uma das principais figuras do sindicalismo portuário português e internacional, António Mariano foi protagonista da mais prolongada luta dos estivadores portugueses contra a precariedade laboral e os despedimentos coletivos. Segundo o líder do IDC, Jordi Aragunde, António Mariano foi “um dos grandes líderes do sindicalismo portuário internacional”, destacando a sua coragem e determinação mesmo nos momentos mais difíceis do conflito da estiva em Portugal.

Em declarações ao Esquerda.net, o ex-deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro, destacou António Mariano como “uma grande figura do sindicalismo português”, sublinhando o seu papel na reorganização do setor portuário no século XXI, na transformação de um sindicato de Lisboa numa organização nacional e na construção de pontes com a CGTP, partidos de esquerda, movimentos sociais e a cidadania. O ex deputado salientou ainda a democracia interna do sindicato e o forte internacionalismo sindical promovido por António Mariano.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Badajoz-Alcázar de San Juan: postes caem e bloqueiam comboios, Renfe garante que situação já está normalizada

De acordo com o Canal Extremadura, a circulação de comboios na linha que liga Badajoz a Al…