A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) iniciou o ano com uma brigada de recolha de sangue no centro de saúde de Nisa, em colaboração com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.
A iniciativa contou com a inscrição de 34 voluntários, dos quais 19 eram mulheres, representando 55,9% do total. Após a realização dos exames de saúde, um dos inscritos não pôde concretizar a dádiva, resultando em 33 unidades de sangue total, prontas para transfusão a quem delas necessita.
Entre os participantes, destacam-se quatro novos dadores, um sinal positivo para o reforço do grupo de voluntários da região. O Registo Português de Dadores de Medula Óssea também aumentou, passando a contar com três novos colaboradores.
Como é habitual, a brigada terminou com um almoço convívio, reforçando o espírito de comunidade e solidariedade entre os participantes.
No seguimento do calendário de 2026, a ADBSP estará de novo em ação no centro de saúde de Castelo de Vide, no dia 24 de janeiro, sábado, durante a manhã, para mais uma brigada de recolha de sangue.





