A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) iniciou o ano com uma brigada de recolha de sangue no centro de saúde de Nisa, em colaboração com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.

A iniciativa contou com a inscrição de 34 voluntários, dos quais 19 eram mulheres, representando 55,9% do total. Após a realização dos exames de saúde, um dos inscritos não pôde concretizar a dádiva, resultando em 33 unidades de sangue total, prontas para transfusão a quem delas necessita.

Entre os participantes, destacam-se quatro novos dadores, um sinal positivo para o reforço do grupo de voluntários da região. O Registo Português de Dadores de Medula Óssea também aumentou, passando a contar com três novos colaboradores.

Como é habitual, a brigada terminou com um almoço convívio, reforçando o espírito de comunidade e solidariedade entre os participantes.

No seguimento do calendário de 2026, a ADBSP estará de novo em ação no centro de saúde de Castelo de Vide, no dia 24 de janeiro, sábado, durante a manhã, para mais uma brigada de recolha de sangue.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Rondão Almeida falha comemorações da Batalha das Linhas de Elvas por motivos de saúde

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, informou hoje, dia 12 de Janeir…