As docentes e investigadoras do Politécnico de Portalegre, Noémia Farinha e Orlanda Póvoa, participaram no documentário do canal de televisão franco-alemão ARTE.TV dedicado a Portugal e os seus coentros.

Este convite surge no âmbito do trabalho desenvolvido sobre conservação de recursos genéticos e melhoramento de coentro desenvolvido na Escola Superior de Biociências de Elvas, desde 2000, a partir de sementes tradicionais recolhidas junto de agricultores em todo o Alentejo. As sementes foram estudadas, avaliadas e submetidas a um programa de melhoramento – aprovado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária – com vista à sua valorização. Com o trabalho realizado foram enviadas sementes para o Banco Português de Germoplasma Vegetal, tendo sido selecionadas as quatro variedades que estão já aprovadas pelo Catálogo Nacional de Variedades e que se designam: Alcácer, Assunção, Campo Maior e Amareleja.

Inicialmente o trabalho de investigação desenvolvido teve como critérios a produção de folhas e a produção de sementes. Atualmente as investigadoras continuam a trabalhar com estas espécies de plantas, mas os objetivos de investigação estão mais direcionados para a Ecologia: produzir plantas em ciclos mais curtos, com maior número de sementes e de flores para utilização em misturas de cobertos vegetais para atração de polinizadores.

O contacto com os produtores tradicionais do Alentejo possibilitou às investigadoras reunir ainda um acervo de informação bastante relevante sobre os saberes tradicionais associados ao cultivo e utilização dessas espécies, na gastronomia, em usos medicinais ou noutros (Etnobotânica). 

O trabalho desenvolvido ao longo destes 25 anos visa disponibilizar, aos agricultores, variedades de plantas aromáticas melhor adaptadas por terem evoluído nas nossascondições de clima, solo e cultivo, mas também o registo do conhecimento tradicional, divulgação da informação recolhida e da investigação produzida no âmbito dos coentros do Alentejo.

O documentário sobre coentros em território nacional está inserido na série Die Welt von Gewürze (O Mundo das Aromáticas), dedicada à divulgação de plantas aromáticas em diversos países. Entre outros temas, este episódio foca a relevância dos coentros na cultura e gastronomia portuguesas, assim como o esforço para a preservação das variedades autóctones, que tem vindo a ser desenvolvido pelas investigadoras do Politécnico de Portalegre, na Escola Superior de Biociências de Elvas, ao longo dos últimos 25 anos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Brutal colisão provoca três feridos em Évora

Uma colisão entre dois automóveis, ocorrida na tarde de sábado, dia 10 de Janeiro, na Estr…