A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifestações de alegria e as boas-vindas ao Novo Ano sucedem-se por todo o mundo. Os espetáculos de pirotecnia são a forma mais exuberante de assinalar a Passagem de Ano. As grandes exibições de fogo de artifício, promovidas essencialmente pelas autarquias, são acompanhadas, a pequena escala, por particulares que têm o hábito de lançar aos céus artigos pirotécnicos.
A PSP está atenta e alerta que há regras que devem ser rigorosamente cumpridas. “A posse de petardos é expressamente proibida por lei, constituído infração punível”, avisa o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública, em nota emitida na rede social Facebook.
A força de se segurança “aconselha e, sobretudo, alerta, para que no âmbito dos festejos associados à passagem de ano 2025-2026, se efetue uma utilização correta, legal e acima de tudo responsável de artigos de pirotecnia, especialmente, nesta época do ano, período em que se verifica um aumento significativo da sua utilização, sobretudo, em celebrações privadas”.
A Polícia reforça o apelo ao cumprimento da lei, lembrando que “as diversas celebrações de passagem de ano, devem ser vividas com alegria e acima de tudo, responsabilidade. A utilização inadequada de artigos de pirotecnia poderá provocar graves ferimentos em pessoas, incêndios e danos materiais”.

