A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou segunda-feira, dia 29 de Dezembro, no auditório, a sua primeira reunião do actual mandato.

O início deste novo ciclo autárquico fica marcado pela eleição da nova presidente da Assembleia Intermunicipal, Margarida Curinha, tal como do vice-presidente e do secretário, António Pita e Nuno Silva, respectivamente.

“Todos os desafios que digam respeito ao meu concelho em particular, e ao meu distrito no geral, são abraçados por mim com todo o entusiasmo possível. É importante continuar o trabalho que tem sido efectuado até aqui, de reforço de coesão territorial entre todos municípios. Só assim conseguimos ser mais fortes, ter voz a nível nacional e defender o Alto Alentejo”, sublinhou a recém-empossada presidente.

A Assembleia Intermunicipal da CIMAA é um órgão deliberativo constituído por membros de cada assembleia municipal, eleitos de forma proporcional, com a seguinte composição: dois nos municípios até 10.000 eleitores e quatro nos municípios entre 10.001 e 50.000 eleitores.

Nesta reunião foi ainda aprovada a eleição do 1.º secretário do Secretariado Executivo da CIMAA, Carlos Nogueiro, no seguimento da deliberação dos autarcas em sede de reunião ordinária do Conselho Intermunicipal de dia 13 de Novembro.

Após a instalação, a Assembleia Intermunicipal deu continuidade à sua primeira reunião ordinária, com destaque para a aprovação do Plano de Acção, do Mapa de Pessoal e do Orçamento da CIMAA para o ano de 2026, o mais elevado de sempre desta comunidade.

O orçamento aprovado, no valor de 140.956.670 euros, reflecte fundamentalmente a implementação de vários projectos ligados à Barragem do Pisão, mas não esquece o investimento nas diferentes áreas de intervenção da CIMAA.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?

A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…