No enquadramento global do projeto 5G. RURAL, a Carrinha Itinerante da Cultura dst foi pensada para levar a conectividade digital aos territórios de baixa densidade populacional, inspirando-se no Serviço de Bibliotecas Itinerantes, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 1958, que levou a literatura às populações mais remotas.

Em 2025, na génese do projeto, está a intenção de transmitir eventos em direto, aproveitando a tecnologia 5G nos concelhos, e promover o acesso a conteúdos culturais em territórios de baixa densidade, tendencialmente envelhecidos e sem literacia digital.

O objetivo é proporcionar momentos de partilha comunitária, contrariando o isolamento social e recuperando o hábito do encontro regular entre os habitantes nas aldeias, durante todo o ano.

Os mercados de Natal de Vila Viçosa, Alandroal e Alcanena foram palco das primeiras emissões de conteúdos culturais gravados para o público em geral, criados exclusivamente para a Carrinha Itinerante da Cultura dst.

Como curador deste primeiro programa inspirado na quadra natalícia, Martim Sousa Tavares levou às populações um alinhamento intitulado “Encontro com o Natal”, que começou com um animado Mr. Bean, o famoso humorista britânico que não fala, mas que é capaz das mais divertidas peripécias, que serviu para demonstrar a importância do maestro e da batuta na condução de uma orquestra.

Depois, Martim Sousa Tavares, deambulou entre as propostas mais clássicas até às mais arrojadas, criando um programa de cerca de 40 minutos, que colou ao ecrã miúdos e graúdos.  Em Vila Viçosa, a apresentação foi integrada na inauguração do programa natalício do concelho alentejano.

No concelho vizinho do Alandroal, as sugestões de Martim Sousa Tavares estiveram, também, no programa de Mercado de Natal, imediatamente a seguir ao Almoço Natalício para 700 idosos do concelho. Durante a tarde, passaram pela Praça Municipal e assistiram, também, ao “Encontro com o Natal”. Recorde-se que, em maio passado, o Alandroal recebeu a primeira transmissão em direto na Aldeia da Venda, durante a apresentação das obras de beneficiação da Fortaleza de Juromenha, beneficiando da instalação da tecnologia 5G para realizar o streaming.  

Os Municípios asseguram circulação e transmissão dos programas. Cada autarquia constituiu uma equipa, que teve formação especializada pela ZET e que será responsável pela circulação da Carrinha Itinerante da Cultura dst, levando até às populações música, cinema, artes plásticas, teatro, dança, literatura e poesia.

Na viatura, serão exibidos, também, um conjunto de vídeos de acompanhamento às residências artísticas nos municípios, integradas no projeto 5G. RURAL, nomeadamente, o trabalho que já está a ser desenvolvido nos concelhos de Alandroal, Alcanena e Vila Viçosa por Martim Sousa Tavares com as orquestras e grupos musicais locais e que dará origem a um espetáculo musical, durante o próximo ano.  

Refira-se que cada município recebeu um sistema de transmissão de vídeo em direto (streaming), que permite que eventos como peças de teatro, espetáculos musicais ou mesmo uma assembleia municipal possam ser transmitidos para outro ponto do município, promovendo o acesso à cultura e a promoção da participação e intervenção cívicas. Simultaneamente, a Carrinha Itinerante da Cultura dst está preparada para exibir conteúdos gravados pelo município ou selecionados por um curador, como é exemplo o programa “Encontro com o Natal”. 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Ponte de Sor: Música e magia de Natal enchem o Jardim da Casa do Povo

O primeiro final de tarde do evento "Natal Iluminado", em Ponte de Sor, ficou marcado por …