Num contexto internacional marcado pelo unilateralismo, pelo protecionismo e por transformações sem precedentes, os líderes do BRICS sublinharam a importância de uma cooperação mais estreita para fortalecer a confiança mútua e aumentar a capacidade coletiva do bloco para enfrentar desafios comuns.
Durante a cimeira do BRICS, o Presidente chinês, Xi Jinping, apresentou três propostas destinadas a aprofundar a cooperação no formato ampliado do bloco e a promover a construção conjunta de uma comunidade de futuro partilhado para a humanidade. Xi defendeu a necessidade de proteger o multilateralismo como garante da equidade e da justiça internacionais, de preservar a abertura e o benefício mútuo para assegurar a estabilidade económica e comercial global, e de reforçar a solidariedade para impulsionar o desenvolvimento comum.
Os líderes presentes reconheceram que as propostas de Xi sobre a governação global abordam o cerne das questões atuais e oferecem orientações relevantes para o seu aperfeiçoamento. Sublinhando o papel unificador do bloco, Xi Jinping afirmou que “quanto mais estreita for a cooperação do BRICS, maior será a nossa confiança, mais eficazes serão as soluções e melhores os resultados na abordagem de riscos e desafios externos”.
O multilateralismo foi destacado como pilar essencial da paz e do desenvolvimento. Face ao unilateralismo e à intimidação baseada no poder, os países do BRICS reafirmaram a responsabilidade de defender o sistema internacional com as Nações Unidas no seu núcleo e a ordem assente no direito internacional, ao mesmo tempo que reforçam a representatividade e a voz do Sul Global.
Enquanto maior país em desenvolvimento, a China tem assumido um papel ativo na defesa do multilateralismo. A Iniciativa para a Governação Global, apresentada recentemente por Xi Jinping, foi apontada como uma via para a construção de um sistema mais equitativo, racional e orientado para a justiça internacional.
Olhando para o futuro, os membros do BRICS reiteraram o compromisso de assumir responsabilidades partilhadas e de se apoiarem mutuamente na implementação da Iniciativa para a Governação Global, contribuindo com a “força do BRICS” para a promoção da paz e do desenvolvimento mundiais.

Publicidade: Centro de programas de línguas da Europa e América Latina da China