Luís Cidade dominou a 13ª bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira, que abriu o programa da grande festa do todo-o-terreno nacional. O piloto do Can-Am Maverick liderou desde o início sem grande oposição, mas nos lugares secundários houve uma luta interessante, com os especialistas desta disciplina a darem espetáculo ao longo das quatro horas. 


Ao amanhecer, milhares de espectadores começaram a deslocar-se para o Terródromo de Fronteira para assistir à partida dos 29 SSV. Estas corridas são, por norma, bastante disputadas e isso ficou bem demonstrado com as lutas no meio do pelotão. Só Luís Cidade destoou. Saiu da pole position e não deu qualquer hipótese aos adversários, só perdeu a liderança quando fez as paragens obrigatórias nas boxes.  


Os adversários optaram por um andamento de compromisso com o objetivo de terminar a prova e ninguém acompanhou o ritmo de Luís Cidade. No final da primeira volta tinha uma vantagem de 44 s sobre Vasco Martins (Can-Am Maverick), conquistada em apenas 16,2 quilómetros. Depois, foi dilatando o avanço, que era de 1m.55 a meio da corrida. Concluiu as quatro horas com uma vantagem superior a quatro minutos sobre o segundo classificado.

“Estou muito feliz. O carro esteve às mil maravilhas e a equipa foi muito eficaz nas paragens nas boxes. Foi sempre a andar, embora a meio da corrida tenha adotado um ritmo mais calmo para poupar o carro”, disse o piloto, que conquistou a terceira vitória nesta prova, depois dos triunfos em 2019 e 2024. 


A luta entre Vasco Martins e a dupla Arnaldo Monteiro/João Dias (Polaris RZR Pro) pelos restantes lugares do pódio foi animada. Tudo ficou decidido na segunda metade da corrida com a desistência de Vasco Martins. Arnaldo Monteiro/João Dias garantiram assim o segundo lugar “a pista estava muito difícil e era complicado ultrapassar. Andámos bem e tentámos chegar ao primeiro lugar, mas o Luís Cidade é um grande piloto e o resultado está à vista”, explicou João Dias. 


A equipa Pedro Carvalho/Nelson Caxias (Can-Am Maverick X3) foi sempre muito competitiva e chegou ao último lugar do pódio na parte final. “Conseguimos um bom resultado, apesar de estarmos a fazer uma corrida de SSV com um T3, que é menos competitivo, mas o carro esteve sempre impecável. No início, não estavam a mostrar bandeiras azuis aos pilotos mais lentos e isso dificultou as ultrapassagens”, referiu Pedro Carvalho. O seu navegador Nelson Caxias, campeão nacional de SSV, frisou: “Estou feliz. O nosso resultado mostra que fizemos uma grande prova com um carro que é 20 km/h mais lento do que a concorrência”


A equipa Manuel Carvalho/António Maio/Tomás Neves (Can-Am Maverick R) foi a segunda mais rápida nos treinos e esperava lutar pela vitória. Esse objetivo caiu por terra no início da corrida “levei um toque de outro concorrente, saí de estrada e capotei. Há quem não consiga gerir o entusiasmo da primeira volta”, afirmou António Maio. 


Duas horas depois do final da corrida dos SSV começou a grande aventura que é a bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, com a participação de 81 equipas e mais de três centenas de pilotos. Depois de ganhar a corrida de SSV, Luís Cidade voltou à pista para fazer a partida das 24 horas “ainda estou quentinho”, gracejou. 


Existem três Zonas Espetáculo, onde o público pode observar em segurança o desenrolar da prova. Esses locais vão ter zonas de restauração e casas de banho. Existe também uma Zona Camping.  

Link de acesso para chegar às zonas espetáculo: aqui

Classificação final da 13ª bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira  
1º Luís Cidade (Can-Am Maverick R), em 4h.03m14,376s  
2º Arnaldo Monteiro/João Dias (Polaris RZR Pro), a 4m.24,911s 
3º Pedro Carvalho/Nelson Caxias (Can-Am Maverick X3), a 1 vl 
4º Nelson Beiró/Rosalino Pires (Can-Am Maverick X3), a 1 vl 
5º Paulo Madeira/Gonçalo Boaventura/Afonso Madeira (Can-Am Maverick), a 1 vl 

Programa 
Sábado, dia 6 de dezembro 
15h00 – Partida bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira 

Domingo, dia 7 de dezembro 
15h00 – Chegada da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira  
16h15 – Cerimónia de Pódio 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

ULS Alto Alentejo lança desafio natalício sustentável para serviços e gabinetes

A ULS Alto Alentejo lançou o desafio “Na ULS Alto Alentejo as Boas Festas são Sustentáveis…