As primeiras viagens de teste de um potencial serviço de Autoestrada Ferroviária entre Portugal e Espanha decorreram nos dias 29 de Outubro e 21 de Novembro, marcando um passo decisivo no reforço da competitividade logística do corredor ibérico, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Estes ensaios abrangeram o itinerário entre os terminais ferroviários de Madrid-Abroñigal e o TVT (Medway Terminals), no Entroncamento, numa operação conduzida pelos operadores MEDWAY e Tramesa, com o apoio da IP e da Adif.

A participação da IP, bem como da sua congénere espanhola, assume particular relevância, uma vez que ambas as empresas têm estado envolvidas desde o primeiro momento no desenvolvimento das condições necessárias para a implementação de Autoestradas Ferroviárias entre os dois países.

Em 2023, a IP assinou protocolos com a Captrain e com a Tramesa, que estabeleceram as bases de colaboração para este tipo de solução de transporte, prevendo a criação de condições técnicas, operacionais e de interoperabilidade para acolher serviços deste género em território português.

No âmbito destes compromissos, a empresa executou, em 2024, no itinerário Elvas-Entroncamento, um conjunto de intervenções destinadas a adaptar as infraestruturas ferroviárias ao transporte de semirreboques com altura máxima de quatro metros.

Entre estas intervenções, destacam-se os trabalhos de adaptação dos abrigos nas estações de Entroncamento, Santa Margarida, Abrantes, Ponte de Sor, Portalegre e Elvas, que representaram um encargo total de 230 mil euros.

Este investimento permitiu disponibilizar o gabarito PTc e garantir condições adequadas para acolher serviços de Autoestrada Ferroviária no território nacional.

Estes testes tiveram como objectivo assegurar o correcto funcionamento do serviço e confirmar a inexistência de incompatibilidades nos diferentes processos técnicos e operacionais.

Quando plenamente operacional, a Autoestrada Ferroviária permitirá optimizar o transporte ferroviário de mercadorias, ao possibilitar o encaminhamento de semirreboques rodoviários em vagões ferroviários (rolling motorways).

Entre os principais benefícios, destaca-se a redução das emissões de gases com efeito de estufa, o alívio do congestionamento rodoviário e o reforço da competitividade do transporte ferroviário no corredor ibérico.

A viagem Madrid-Entroncamento

No âmbito destes ensaios, o primeiro comboio partiu do terminal de Abroñigal, em Madrid, no dia 28 de Outubro, e chegou ao Entroncamento no dia seguinte, após passagem por Alcázar de San Juán, Puertollano, Mérida, Badajoz e Elvas.

No percurso nacional, circulou pela Linha da Beira Baixa e pela Linha do Leste, ambas adaptadas ao gabarito PTc.

Ainda no dia 29 de Outubro, efectuou o trajecto de regresso a Madrid.

A 21 de Novembro decorreram os testes específicos de acesso ao TVT (Medway Terminals), consolidando mais um passo decisivo na preparação deste novo serviço estruturante para o sistema logístico nacional e ibérico.

A IP congratula-se com “o sucesso desta viagem de teste”, que representa “a confirmação das vantagens promovidas pelos investimentos na modernização da Rede Ferroviária que a empresa está a desenvolver e que vão contribuir fortemente para a transferência modal do transporte de mercadorias para a ferrovia, numa estratégia alinhada com os objectivos nacionais e europeus de descarbonização, eficiência energética e competitividade económica, contribuindo para cadeias logísticas mais modernas e sustentáveis”.

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