A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Elvas dinamizou, no dia 13 de novembro, uma ação comemorativa do Dia Nacional do Terapeuta da Fala, que se celebra anualmente a 14 de novembro. A iniciativa integrou as atividades de promoção da literacia em saúde e foi dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Elvas.

A sessão, com o tema “Comunicação – a Essência da Vida”, contou com a participação da terapeuta da fala Milene Santos, do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Santa Luzia de Elvas, que se associou ao projeto de intervenção comunitária de forma voluntária.

Durante a ação, que teve a duração de uma hora, foram abordados aspetos fundamentais relacionados com a comunicação como expressão vital de identidade, relação e bem-estar. A terapeuta explicou o papel da terapia da fala na promoção, prevenção e reabilitação da comunicação, voz e deglutição, destacando ainda as alterações fisiológicas e funcionais associadas ao envelhecimento, como as mudanças na respiração, fonação, articulação, linguagem, cognição e deglutição.

Foram igualmente clarificadas diferenças entre envelhecimento natural e a instalação súbita de sintomas, reforçando a importância da identificação precoce de sinais de alerta. A sessão integrou ainda estratégias práticas de autocuidado e prevenção, facilmente aplicáveis no quotidiano.

Esta iniciativa reforça o compromisso da UCC de Elvas com a promoção da saúde e o bem-estar da população sénior, sublinhando a importância da comunicação como elemento essencial para a qualidade de vida e para um envelhecimento ativo e saudável.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…