O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes realizou, no dia 15 de Novembro, a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Literário “Poemas e Poesias – A Paz”, uma iniciativa que integrou as comemorações do aniversário do Núcleo.
O presidente, Sargento-Mor José Miguêns, destacou o empenho dos organizadores, César Magarreiro e António Brinquete, e salientou o sucesso do concurso, que ultrapassou as expectativas ao receber cerca de 350 trabalhos, incluindo participações de vários países da CPLP. A iniciativa contou também com a adesão de 43 autores de 15 estabelecimentos prisionais, através da divulgação feita pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
O júri anunciou os vencedores:
1.º lugar – Gestos de Paz (João Roque, pseudónimo “Sonhador”);
2.º lugar – A Criança da Paz (Rui Pinheiro, pseudónimo “Rodrigo Gonçalves Vasques”);
3.º lugar – O Que Se Pode Chamar de Paz (Lara Brandão, pseudónimo “Lunika Ozana”).
Foram ainda atribuídas três menções honrosas a Maria da Graça Amiguinho Barros, José António da Mota Ferreira e Sheila Santos. A cerimónia terminou com a entrega de diplomas, declamação dos poemas premiados e a oferta de lembranças institucionais.
Uma jornada marcada pela promoção da cultura e dos valores da paz, lembrando, como dizia Maria Montessori, a importância de “educar para a paz”.












