A Saúde Pública de Elvas desenvolveu recentemente uma iniciativa de promoção da saúde oral nas escolas básicas de Barbacena e São Vicente, com o objetivo de melhorar os hábitos de higiene dentária das crianças.
A atividade foi dinamizada pela higienista oral Lurdes Trindade, do Centro de Saúde e do Polo do Departamento de Saúde Pública de Elvas, no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral. As sessões incluíram momentos de educação para a saúde e práticas de escovagem de dentes, incentivando o uso de dentífrico fluoretado, tanto em casa como na escola.
A ação contou também com bochechos com solução fluoretada, rastreios de saúde oral e distribuição de escovas de dentes a alunos, docentes e assistentes. Estas iniciativas visam criar hábitos de higiene oral desde cedo e reforçar a importância da prevenção, contribuindo para a redução da cárie dentária e outras doenças orais.
As crianças participaram com entusiasmo nas atividades, demonstrando interesse e envolvimento nas práticas de promoção da saúde oral.

