Cinco motorizadas e duas bicicletas utilizadas em guerras e outras missões militares figuraram uma sala dedicada aos motociclos do Exército Português, que foi inaugurada na quinta-feira, dia 6 de Novembro, no Museu Militar de Elvas.
Em declarações à agência Lusa, o diretor do Museu Militar de Elvas, o coronel Nuno Duarte, explicou que esta exposição permanente insere-se nas comemorações do 16.º aniversário do museu, que se assinalou na quinta-feira.
O oficial explicou que as motorizadas foram utilizadas na primeira guerra mundial, uma outra na segunda guerra mundial e três motas são “referentes aos períodos dos anos 70 e 80” do século passado.
“Uma das motas foi-nos oferecida, doada ao Exército Português, uma Douglas utilizada na primeira guerra mundial e as restantes são presenças do Exército, estavam nas várias unidades do Exercito”, disse.
Nuno Duarte explicou ainda que este projeto contou apenas com fundos do orçamento corrente do Exército, sem apoios de entidades exteriores.
“A sala já estava mais ou menos preparada a nível de infraestruturas, o que tivemos de fazer foi a manutenção das motorizadas e depois toda aquela parte dos placares expositivos, nada que ultrapasse os critérios normais de despesa”, explicou.
Situado em Elvas, cidade classificada como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o museu militar, instalado no interior de um antigo quartel de Infantaria, agrega vários monumentos classificados.
Nuno Duarte sublinha que o museu tem uma importância “muito grande” no contexto da classificação de Elvas como Património Mundial pela UNESCO, uma vez que alberga nas suas instalações o Convento de São Domingos do século XIII, o único troço das muralhas Fernandinas do século XIV e 30% da muralha seiscentista abaluartada, pertencente às fortificações da cidade.
“Para além do quartel do Casarão, um quartel do século XVIII”, acrescentou.
O Museu Militar de Elvas assinalou na quinta-feira o seu 16.º aniversário com uma sessão solene e uma palestra subordinada ao tema “Potencialidades do Museu Militar de Elvas integrado numa cidade militar e Património da UNESCO”.

O Museu Militar de Elvas, na celebração do seu 16.º aniversário, distinguiu o Grupo Vila Galé e o jornal Linhas de Elvas como forma de reconhecimento pelo apoio constante e pela valiosa parceria estabelecida ao longo dos anos. Esta homenagem assinala também os 75 anos de existência do jornal, cuja dedicação à informação e à comunidade local tem sido um contributo essencial para a preservação e divulgação da história e identidade de Elvas.


Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Servilusa promove duas Missas de Homenagem aos Falecidos no Alentejo

A Servilusa deu início, no dia 4 de novembro, às suas tradicionais missas de homenagem aos…