Começa hoje, 5 de Novembro, em Sines, a 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, um evento internacional dedicado ao cinema e ao turismo que permanecerá no Alentejo até 2027.

O festival, que conta com a parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Sines, vai exibir 75 filmes no Centro de Artes de Sines e no auditório do hotel Sines Sea View. Estão a concurso 165 produções de 35 países, com 45 prémios a atribuir em 22 categorias distintas.

Segundo José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a presença do festival “reforça o potencial do Alentejo como destino de produções cinematográficas”, e insere-se numa estratégia para posicionar a região como referência no turismo cinematográfico nos próximos anos.

Promovido pela Arrábida Film Commission e pela Alentejo-Ribatejo Film Commission, o festival visa divulgar o território como espaço privilegiado para produções audiovisuais, valorizando as suas paisagens, património e recursos humanos.

O júri é composto por 21 membros de 15 países, incluindo nomes como o realizador polaco Zbigniew Zmudzki, vencedor de um Óscar com o filme “Pedro e o Lobo”, e o guionista canadiano Jonas Saúl.

Criado há 14 anos, o Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival é hoje um dos principais certames internacionais de filmes de turismo, tendo recebido milhares de obras e atribuído centenas de prémios em mais de uma década de existência.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Município de Gavião prepara época das chuvas com trabalhos de reforço da sustentabilidade do concelho

Com o início do novo ano hidrológico, o Município de Gavião tem vindo a desenvolver um con…