O Centro Interpretativo da Batalha dos Atoleiros abre amanhã as portas para uma ação de entrada livre.

6 de Novembro é a Festa de São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável, e o Município rende homenagem a D. Nuno Álvares Pereira, permitindo o acesso gratuito ao Centro criado para explicar a importância histórica desta Batalha para a independência de Portugal, o papel de Nuno Álvares Pereira e a tática militar utilizada.

O espaço procura dar a conhecer ao público a crise de 1383-1385 e o legado da batalha, que demonstrou que o domínio militar castelhano não era inevitável, sendo um capítulo crucial na história portuguesa. 

De volta à figura de Nuno Álvares Pereira, nasceu a 24 de junho de 1360, em Portugal. Filho de Álvaro Gonçalves Pereira, recebeu formação cavalheiresca e destacou-se desde jovem pela coragem e fé. Casou-se com D. Leonor de Alvim, com quem teve uma filha, Beatriz.

Durante a crise de 1383-1385, apoiou D. João, Mestre de Avis, na defesa da independência de Portugal face a Castela. Nomeado Condestável do Reino, conduziu o exército português à vitória decisiva na Batalha de Aljubarrota (1385).

Profundamente devoto da Virgem Maria e da Eucaristia, construiu várias igrejas e fundou o Convento do Carmo, em Lisboa. Após a morte da esposa, renunciou às riquezas e entrou para a Ordem do Carmo, adotando o nome de Frei Nuno de Santa Maria.

Faleceu no domingo de Páscoa, 1 de abril de 1431, sendo aclamado pelo povo como o “Santo Condestável”. Foi beatificado em 1918 e canonizado em 2009 pelo Papa Bento XVI.

O programa de homenagem ao Santo Condestável inclui uma Eucaristia às 18h00 na Igreja Matriz.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Deputado Lopes Aleixo interpela Ministros sobre problemas do distrito

O Distrito de Portalegre não pode ser eternamente adiado. O futuro constrói-se, não se adi…