Este mês assinala-se o Outubro Rosa, uma campanha dedicada à consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, mas também à valorização das mulheres que venceram a doença e continuam o seu percurso de reabilitação e bem-estar.

No Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Santa Luzia (HSLE), a Fisioterapia assume um papel essencial neste processo, promovendo a recuperação funcional e a melhoria da qualidade de vida após cirurgia, reconstrução mamária ou na prevenção de complicações como o linfedema.

As intervenções em classes de grupo, realizadas às terças e quintas-feiras, às 14 horas, oferecem um espaço de apoio, partilha e motivação. Nestes encontros, as mulheres realizam exercícios adaptados às suas necessidades, favorecendo a autonomia, a confiança e o reforço de hábitos de vida saudáveis.

Esta abordagem integrada, inserida nos cuidados multidisciplinares, garante um acompanhamento contínuo e estruturado ao longo de todas as fases da sobrevivência, com o objectivo de prevenir o aparecimento de complicações, minimizar o impacto funcional, maximizar a funcionalidade e melhorar a qualidade de vida.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…