Os dados mais recentes do Banco de Portugal revelam que os cartões de crédito continuam a crescer de forma consistente, tanto em número de contratos como em montante concedido. Entre junho e julho de 2025, os créditos através de cartões e descobertos aumentaram 4,9% em número de contratos e 6,1% em valor total, evidenciando uma tendência de maior recurso ao crédito rotativo pelos consumidores portugueses.

As razões para esta preferência são muitas e variadas. Da conveniência ao cashback, passando pela segurança, venha descobrir as vantagens de ter um cartão de crédito no seu dia a dia.

Como funciona, na prática, um cartão de crédito?

Na prática, um cartão de crédito é um meio de pagamento que funciona como um empréstimo de curto prazo que poderá ser renovado mensalmente e que permite que quem o possui possa realizar o pagamento de compras e serviços. A sua utilização, contudo, obedece a alguns critérios, nomeadamente no que diz respeito ao valor máximo de que é possível usufruir.

Plafond

Este limite é conhecido por “plafond” e é calculado, entre outros, com base nos rendimentos mensais, no saldo bancário e na situação profissional do consumidor. Uma vez atingido este plafond, o consumidor não pode efetuar mais compras com o cartão até que o valor em dívida seja pago.
Existem, contudo, algumas instituições bancárias que permitem ao cliente estender o plafond ao longo do mês, mas tal poderá estar sujeito a juros. No dia contratualmente estabelecido para o vencimento da fatura mensal, o consumidor deve efetuar o seu pagamento para que, no mês seguinte, possa voltar a
usufruir do cartão de crédito. Caso se atrase ou não pague a fatura, não poderá utilizar o cartão de crédito e, além disso, estará sujeito ao pagamento de juros de mora.

Levantamentos

Para além dos pagamentos de compras e serviços, o consumidor poderá levantar dinheiro com o cartão de crédito, o chamado “cash advance”. Porém, ao contrário do que acontece com um cartão de débito, o levantamento de dinheiro em caixas ATM com cartão de crédito implica o pagamento de uma taxa.

Pagamentos em lojas físicas e online

Quanto à operação de pagamento com cartão de crédito, esta é extremamente simples, quer em lojas físicas, quer em lojas online.
Em lojas físicas, basta aproximar o cartão do terminal de pagamento (no caso de se encontrar equipado com tecnologia contactless) ou inseri-lo no terminal, a chamada operação por PIN.
Já em lojas online, basta inserir o nome do titular do cartão, o número do cartão, data de validade do mesmo e código de segurança para completar a transação. Agora que já traçámos o perfil do cartão de crédito, é altura de olharmos para as suas vantagens, começando pela flexibilidade e conveniência no pagamento das compras diárias.

Flexibilidade e conveniência nas compras diárias

Ao utilizar um cartão de crédito nas suas compras diárias, estará não só a evitar andar com grandes quantidades de dinheiro e estar sempre a efetuar levantamentos na caixa ATM para pagar uma compra ou um serviço, como a trabalhar para uma melhor gestão dos seus pagamentos, já que todas as operações podem ser acompanhadas através do Homebanking ou do netbanco da instituição emissora do cartão.
Pagar compras diárias é ainda mais fácil se, como já referimos, o cartão de crédito for contactless, uma vez que lhe bastará aproximar o cartão do TPA para que, em apenas em alguns segundos e sem fornecer qualquer informação pessoal ao comerciante, a operação se concretize.

Segurança adicional nas transações

Como acabámos de explicar, quando paga uma compra física com cartão de crédito, em nenhum momento o comerciante toca ou tem acesso aos dados do cartão e já não tem de andar na rua com grandes quantidades de dinheiro, o que lhe garante uma segurança adicional. Esta segurança é, igualmente, extensível às transações online, já que o cartão de crédito está protegido pelo CVV (Código de Segurança) e pelo PSD2, uma diretiva comunitária de segurança nos pagamentos que obriga a uma dupla autenticação antes de a transação ser concretizada.

Benefícios que vão além do pagamento

Os benefícios associados a um cartão de crédito não se limitam, contudo, à conveniência nos pagamentos e à segurança dos mesmos.
Além destas duas vantagens, um cartão de crédito poderá oferecer-lhe cashback, uma funcionalidade que lhe permite acumular uma percentagem do que gastou em cada compra que pagar com o cartão, valor que lhe será restituído no final do mês.
Damos como exemplo o caso do cartão de crédito UNIBANCO, em que se gastar entre 100 e 299 euros, poderá acumular 5 euros de cashback mensais. Já se gastar entre 300 e 499 euros, acumula 10 euros e, se efetuar compras com o cartão acima de 500 euros, irá receber 20 euros por mês, nos primeiros 12 meses de utilização.
Ao cashback, com este cartão poderá ainda trividir os pagamentos em três vezes sem juros em compras acima dos 150€ (caso pagueos fracionamentos na totalidade) e usufruir de entre 20 e 50 dias de crédito sem juros, tudo isto sem pagar comissão de disponibilização do cartão de crédito.

Como vê, além de uma melhor gestão das suas finanças pessoais e de uma maior segurança, com o cartão de crédito certo, poderá ainda aumentar a sua taxa de poupança.

Conteúdo Patrocinado

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

China propõe novas medidas globais para promover o desenvolvimento integral das mulheres

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou um conjunto de novas propostas e compromissos de…