Continua tudo em aberto. Até ao final desta quarta-feira, 22 de Outubro, não havia ainda um esboço do futuro executivo camarário de Elvas, continuando em cima da mesa os dois cenários possíveis: a recusa de aceitação de pelouros de todos o ou de parte dos eleitos, ou um “Sim” (total ou parcial) à intenção de Rondão Almeida atribuir cargos aos novos vereadores, conforme anunciou na noite eleitoral.
Para já o que está garantido é que Rondão continua a ser presidente da Câmara Municipal de Elvas “porque o candidato mais votado é imediatamente eleito presidente”, enfatizou o próprio ao Linhas de Elvas (LE) sublinhando que as autarquias têm uma matriz “presidencialista”.
Na realidade não há nada a anunciar porque as reuniões formais entre o presidente e os eleitos ainda não ocorreram. A primeira delas irá acontecer amanhã, sexta-feira, 24 de Outubro. Rondão Almeida recebe os membros do Partido Socialista, os primeiros com quem vai tentar chegar a um consenso.
Pelo PS, Nuno Mocinha confirmou ao LE o encontro, sem querer desvendar para que lado pende mais o prato da balança.
Por parte do Chega, José Eurico Malhado informou que irá reunir com Rondão Almeida na próxima semana, acrescentando que “estão todos os cenários em aberto. Na realidade o que irá acontecer depende muito mais da capacidade de cedência da outra parte”, disse, colocando o ónus do lado do presidente reeleito.
Margarida Paiva também conta encontrar-se com José Rondão Almeida no decurso da próxima semana, embora “ainda não haja uma data combinada”. A certeza que a vereadora eleita pela AD já tem, é a de que não vai aceitar pelouro. “A minha palavra é uma escritura. Mantenho o que sempre disse ao longo da campanha e garanto que não vai haver cedência”, declarou com veemência.
Posto isto, a capacidade negocial e a permeabilidade de Rondão Almeida, são preponderantes. Ao Linhas de Elvas garantiu que está disposto a incorporar “ideias e propostas dos outros eleitos apresentadas durante a campanha” num projeto governativo para os próximos quatro anos.
Assim sendo, aguardemos. Na certeza (mais uma) de que o novo executivo da Câmara Municipal de Elvas, seja ele qual for, toma posse dia 31 de Outubro às 18h00, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

