O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou um conjunto de novas propostas e compromissos destinados a impulsionar o desenvolvimento integral das mulheres a nível mundial, durante a Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres, inaugurada no dia 13 em Beijing. As medidas incluem contributos financeiros, programas de capacitação e iniciativas de cooperação internacional, reafirmando o papel da China
como promotora ativa da igualdade de género e do progresso global feminino.

A Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres foi inaugurada no dia 13 em Beijing. O presidente chinês, Xi Jinping, participou da cerimónia de abertura e proferiu o discurso sobre o assunto em causa.

Na ocasião, o líder chinês ofereceu quatro propostas para acelerar o processo de desenvolvimento abrangente das mulheres, as quais são: criar um ambiente propício ao seu crescimento, dar impulso poderoso para o desenvolvimento de alta qualidade, estabelecer um padrão de governança para garantir seus direitos e interesses e escrever um novo capítulo da cooperação global das mulheres.

Ao mesmo tempo, Xi Jinping também lançou cinco medidas detalhadas para promover a causa das mulheres a nível mundial, que são: doar mais de 10 milhões de dólares ao Fundo das Nações Unidas para as Mulheres; fornecer 100 milhões de dólares para o Fundo Global de Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul para implementar, em conjunto com organizações internacionais, projetos de cooperação voltados para o desenvolvimento de mulheres e meninas; auxiliar mil projetos “pequenos, mas eficazes”, com mulheres e meninas como beneficiárias; convidar 50 mil mulheres para a realização de intercâmbios e aperfeiçoamentos na China; e estabelecer o “Centro Global de Capacitação para Mulheres”, para assim cultivar mais talentos femininos.

O vice-presidente da Associação Chinesa de Estudos sobre Casamento e Família, Li Mingshun, afirmou que as propostas e compromissos feitos pelo presidente chinês salientam que a China é herdeira e promotora do espírito da Conferência Mundial das Mulheres de Beijing, cumpridora do seu compromisso de proteção dos direitos das mulheres e praticante da Iniciativa de Governança Global.

A revista Fórum, do Brasil, comentou que a parte chinesa forneceu um novo modelo de desenvolvimento da causa das mulheres no mundo.

Para promover o desenvolvimento integral das mulheres, a China é tanto uma defensora quanto uma praticante. Especialmente nos últimos dez anos, o país alcançou diversos resultados notáveis neste setor: a expectativa de vida média das mulheres aumentou para 80,9 anos, 50,76% dos estudantes do ensino superior são mulheres, e a proporção das mulheres na força de trabalho da sociedade é superior a
40%.

Hoje em dia, mais de 600 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo ainda são profundamente afetadas por conflitos e guerras, e 2 mil milhões carecem de proteção social. Como destacou o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, a causa das mulheres no mundo ainda enfrenta desafios sem precedentes, e os países precisam agir com maior determinação e sabedoria para enfrentá-los.

A China está disposta a trabalhar com todas as partes para injetar nova energia no desenvolvimento integral das mulheres e contribuir com mais força feminina para o avanço da civilização humana.

Publicidade: Centro de programas de línguas da Europa e América Latina da China

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Expo Internacional de Importação da China reafirma atratividade junto de empresas e investidores estrangeiros

A 8.ª Expo Internacional de Importação da China (CIIE), realizada em Xangai, voltou a demo…